sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Obra de Akimi Watanabe reflete sobre "apagamentos femininos"

Existe um ditado, de autor desconhecido, que expressa muito bem o significado e a dimensão da obra da artista visual brasileira, descendente de japoneses, Akimi Watanabe: “A arte amplia o que é ser humano para além da sobrevivência diária”.

Essa luta diária, principalmente para as mulheres, tem um peso significativo no mundo das artes que se rebelam contra um determinado estado de coisas impostas no cotidiano, e que fazem parte da cultura de um povo. Nesse contexto, está situada e bem assentada a obra de Akimi, em exposição, nesta sexta-feira (7/10), às 19h30, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

A curadoria é de Rogério Carvalho. Nessa vernissagem, a artista apresenta 25 obras em colagem digital, impressas sobre papel ou canvas. Peças que tratam das imposições masculinas, impedimentos cotidianos e sobretudo dos apagamentos femininos nas culturas oriental e ocidental.

As obras foram elaboradas no intervalo pandêmico que impôs à reclusão, ao isolamento e ao olhar intimista direcionado a espaços que jamais receberiam tanta atenção. Foram tempos de introspecção e de análise aos pequenos detalhes. Surgiu, então, a pesquisa “Silenciamentos Indomáveis”.

Torna-se disruptivo ocupar espaços de importância em tempos sombrios, de tantas incertezas, e consequentemente, amplificar discussões sobre temas tão significativos.

Na apresentação dessa série a artista afirma que “as limitações apresentadas às mulheres, cotidianamente, foram o gatilho para que minha densidade genética fosse amplificada”. Desse modo, pondera que, em face às mazelas do mundo contemporâneo que impõem às minorias uma não-liberdade, “subverto essa construção de tanta violência ao materializar em minhas obras essa luta, ante um opressor intermitente”.

Akimi aborda também o assombro por não-verdades, pelo fato de vivermos em um ambiente onde garantias de liberdade de voz e corpo foram conquistadas no século XXI. Ela considera importante “o referendo que é necessário continuar abrindo espaço para manifestações autênticas de cultura, raça e gênero.”












Serviço:

Silenciamentos Indomáveis, de Akimi Watanabe

Galeria Parangolé- Espaço Cultural Renato Russo

Vernissage: 07/10 às 19h30

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h

Até 20/11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário