quinta-feira, 2 de março de 2023

Maranhão Viegas lança livro com suas Cápsulas de Oxigênio

O cronista, poeta e jornalista Inorbel Maranhão Viegas lança, em Brasília, neste sábado, às 11h, no espaço Infinu, o seu primeiro livro, “Cápsulas de Oxigênio”. Uma coletânea de crônicas do cotidiano escrita durante o tempo mais angustiante da pandemia de Covid-19, que obrigou o Brasil e o mundo a viver em isolamento, respeitar a ciência e repensar o modo de encarar a vida. Escrita de um tempo em que foi preciso sobreviver ao vírus, vencer o medo, não perder a esperança e de acreditar que a poesia salva.

Maranhão Viegas, além de um grande amigo, é o cara (i)responsável pelo surgimento do ZecaBlog, esse espaço aberto a manifestações culturais. Foi no longínquo 2011 que ele me passou os caminhos e as principais dicas para criar e manter o blog. Desde então, firmamos uma sólida parceria no mundo da cultura.


Tive a oportunidade, ao longo dos últimos anos, de acompanhar as publicações das suas cápsulas de oxigênio. Textos despretensiosos. Feitos, em princípio, como forma de manter sua própria sanidade mental. Suas crônica foram distribuídas entre um pequeno grupo de amigos, por meio de aplicativo de mensagem, logo ganharam corpo e significância maiores do que se imaginava.

Maranhão lembra que, além de ajudar o autor a respirar um ar mais puro, “os textos tornaram-se essenciais para um vasto número de leitores. Viraram ferramenta de oxigenação em cápsulas quase diárias”.


O livro, editado de forma independente, segundo o autor, “é fruto de uma ação colaborativa liderada pelos leitores de primeira hora, sem o apoio dos quais não existiria”.

Coube à Viegas Editora, especializada em revelar autores independentes, nascida em Lisboa e transferida para São Luís do Maranhão, o desafio de revisar os originais, diagramar e publicar o livro “Cápsulas de Oxigênio”. Nas palavras da jornalista Ana Gabriella Sales, “o caos do tempo pandêmico nos fez buscar um refúgio seguro, da janela pra dentro.”

Maranhão Viegas recorre a um cilindro imaginário de oxigênio para nos abastecer  com poesia e esperança nesses tempos de ar rarefeito. Usa todo seu talento com as palavras para nos proporcionar uma obra de rara beleza.

 

Serviço:
Livro “Cápsulas de Oxigênio”
Sábado (4/3), às 11h
Infinu – 506 Sul, Bloco A, Loja 67 – W3 Sul
Como Comprar: Livraria Amei (https://www.ameilivraria.com/product-page/c%C3%A1psulas-de-oxig%C3%AAnio)


Um comentário:

  1. Que bacana a ideia de capsula de oxigênio... só senti falta da poesia no final... pra dar o gostinho, pra adquirir o livro.

    ResponderExcluir