quarta-feira, 26 de junho de 2024

14ª Festa Literária de Pirinepólis começa nesta quinta-feira

Foto: Anna Póvoas

Começa nesta quinta-feira (27/6) e vai até sábado (29/6) a 14ª edição da Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri, que este ano traz um tema muito interessante para os apaixonados por leitura: “Livro, meu primeiro amor”. No quesito homenagem a uma personalidade ou instituição, na 14ª Flipiri, as honras serão dirigidas à professora doutora Goiandira Ortiz.

Durante três dias, a comunidade e os visitantes – escritores, leitores, ilustradores, artistas e aficionados – poderão desfrutar, gratuitamente, de uma programação cultural composta de lançamentos de livros, saraus, oficinas, palestras, rodas de conversa, encontro de ilustradores, espetáculo teatral, contação de histórias e causos e caminhada poética pela cidade.

A mais tradicional e charmosa festa literária do Centro-Oeste, nesta edição, valoriza o poder transformador da palavra, bem como a expansão de horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por meio dos livros. Já o Projeto Flipiri Itinerante, voltado para a comunidade educacional do município, acontecerá no mês de agosto.

Foto: Anna Póvoas

A escritora Iris Borges, idealizadora da Flipiri e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (ICA), sediado em Brasília, comemora a possibilidade de entregar “uma bonita festa, colocando luz sobre um tema que nos é tão caro – o livro e a leitura – permanece genuíno e com o mesmo frescor dos primeiros tempos”.

Sobre o tema, Maurício Melo Júnior, curador literário da Flipiri e presidente do ICA destaca a possibilidade de “celebrarmos o livro em si, ressaltando a paixão verdadeira que nós e tantas pessoas temos por esse objeto meio mítico e tão afetivo, capaz de carregar conhecimento, mundos desconhecidos e histórias fascinantes em suas páginas. Histórias essas que ganham cores e nuances diversas quando encontram a imaginação do leitor”. Converge daí a escolha da homenageada, Goiandira Ortiz, que dedica sua vida às letras e ao incentivo à leitura. “Compartilhamos do mesmo amor e a Flipiri é o melhor cenário para contemplarmos este sentimento”, afirma.

A goiana Goiandira Ortiz estará presente no evento não para ser homenageada, simplesmente. Como é de seu feitio, compartilhará os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira participando ativamente da programação. Além de ministrar a palestra “O livro da minha vida”, estará na mesa “Literatura Goiana”.

Foto: Anna Póvoas

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutora em Poesia Contemporânea pela Universidade de Lisboa, ela é professora aposentada da UFG. Com vasta experiência em teoria da lírica, crítica literária, poéticas da modernidade, lírica contemporânea brasileira e portuguesa, leitura, formação de leitor, ensino e vocalização de poesia, foi responsável pela criação do Comitê do Programa Nacional de Leitura (Proler).

Nesta edição, a curadoria aposta na pluralidade e numa atmosfera contemporânea para a festa do livro, da leitura e da literatura. Com o objetivo de promover a literatura independente e valorizar as expressões culturais, a Flipiri reserva boa parte da programação a lançamentos de livros. Serão dezenas de títulos, sem falar nos que estarão à venda na livraria do evento. 

Cenário – Assim como o conteúdo de sua programação, o cenário é um dos charmes da Flipiri. As atividades se concentrarão no Centro Histórico, em espaços como a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, o Centro de Arte e Música Ita e Alaor, a Tenda, os estabelecimentos Um Café e Bistrô e Quintal da Zazá e o Teatro Sebastião Pompêo de Pina. Este último, uma das joias arquitetônicas do Estado de Goiás, tombado pelo Iphan, passou por uma grande revitalização e foi reinaugurado em 2023. A restauração manteve intacto o estilo e acrescentou modernidade ao prédio, no que se refere à acessibilidade e aparato tecnológico. É nele que acontece boa parte da programação.

Foto: Anna Póvoas

Somam-se à programação do evento, as atrações da cidade reconhecida pelo turismo ecológico, valor histórico, conjunto arquitetônico e inúmeras opções gastronômicas. As temperaturas amenas do inverno tornam a experiência ainda mais convidativa, com a possibilidade de se circular, a pé, pelos espaços da Flipiri, comércio, museus, cafés, restaurantes e lojas.

A Flipiri é realizada pelo Instituto Cultural Casa de Autores e pela Secretaria de Educação de Pirenópolis. Conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de Goiás, apoio da Universidade Federal de Goiás, Colégio Tecnológico do Estado de Goiás, Goiás Social, Secretaria de Estado da Retomada e Saneago; parceria do resort Villa do Comendador, Um Café Bistrô e Quintal da Zazá e transmissão da CSL – Tecnologia, Design e Web.

Serviço:

Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri
Programação cultural: de 27 a 29 de junho de 2024
Itinerância: de 27 a 28 de agosto
Centro Histórico de Pirenópolis/Goiás
Entrada Franca
Site/programação: flipiri.com
Instagam: @flipiri­_ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário