quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bloco puxa o Carnaval de Goiânia para as ruas


Bloco dos Amigos, com o chope na carroça e o som das marchinhas ao fundo
Há exatamente nove anos, em Goiânia, um grupo de amigos fazia renascer das cinzas o tradicional carnaval de rua, regado a muito chope, caipirinha, frevos e marchinhas. O Bloco dos Amigos saiu às ruas em fevereiro de 2003 e fez nascer o Carnaval dos Amigos, que este ano (sábado, dia 26), em sua 9ª edição, terá cinco blocos desfilando pelas avenidas, até desaguar no parque Vaca Brava.
Como ninguém é de ferro, o bloco criou a tradição de primeiro concentrar-se em um restaurante, o Flamingo, de meio-dia até as seis horas, alimentando-se com feijoada e procurando hidratar-se bastante com chope e caipirinha – eventualmente, um pouco d’água. Lá pelas 5h30, quando os foliões já estão devidamente aquecidos, uma bandinha de músicas carnavalescas, formada por trombones, saxes, tubas, clarinetas e instrumentos de percussão, faz a volta pelo salão e arrasta todo mundo ladeira abaixo.
Colombina procura pelo Pierrô
E aí, meu amigo, seja o que Deus quiser! Até chegar no Vaca Brava, é muito samba, frevo e as tradicionais marchinhas carnavalescas. Por onde passa o Bloco dos Amigos, que leva chope na carroça e muita animação, recebe aplausos e ganha adesões. O bloco cresce e ocorre o milagre da multiplicação. Ele junta-se aos blocos que aderiram ao Carnaval, e todos, embalados pelas bandinhas, vão desaguar no Vaca Brava.
O bloco compôs suas próprias marchinhas e frevos. Começou com a marcha “Bloco dos Amigos” (clique aqui), que virou uma espécie de marchinha-enredo do grupo. Ela começa convidando o pessoal: “Venha dançar comigo, no Bloco dos Amigos, com chope e feijoada, marcha-rancho e batucada”. Depois, foram mais outros quatro grandes sucessos (inclusive, é bom avisar, os CDs estão esgotados).
Este ano, o Bloco dos Amigos sai ostentando o título de ter resgatado o Carnaval de Rua em Goiânia. Além do Flamingo, outros blocos estarão concentrados no Café Nice, Cerrado, Thiosti e Clube de Engenharia. A partir de 12h00 de sábado, como diz o frevo-canção: “No Bloco dos Amigos, a menina dança, olê-olê olê-olá, no passo e no compasso, não se cansa, se chegar no Vaca Brava, logo-logo o boi amansa”. Então, vamos-que-vamos.


Pierrô trocou a Colombina pela porta-bandeira - tudo é Carnaval

4 comentários:

  1. Carnaval dos amigos é Mara, mas este ano não será Maura, porque não poderei ir, mimimimimimimi. Curtam por mim!

    ResponderExcluir
  2. Necessário dizer que o dono do Blog (Zeca) é o compositor oficial das músicas do Bloco dos amigos, e eu sou uma das cantoras, haha...É o máximo esse bloco, infelizmente esse ano não irei,torci o tornozelo em um treino...Mas vou acompanhar tudim por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Se existe carnaval no Brasil se chama "Carnaval dos Amigos"! Melhor impossível... Quão feliz sou por fazer parte dessa grande festa, desse exemplo de alegria! Mal posso esperar as 12:00 horas do dia 26 de fevereiro de 2011 para nos encontrarmos e comemorarmos essa mágica, animada e fantástica tarde de samba!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, mas é um dia só??? Pra variar fiquei sabendo atrasada... :(

    ResponderExcluir