domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sobre alma, John Lee Hooker e Hamilton Almeida


Alguns dizem que domingo é dia de pescaria – a canção carnavalesca, inclusive. Para mim, é um dia de recordações. Ao ver e ouvir um vídeo de John Lee Hooker a memória foi buscar de forma saudosista, mas sem reticências, a figura do jornalista Hamilton Almeida, do Jornal de Brasília, morto há alguns anos, vítima de acidente de carro. (Na foto, com sua filha Larissa, no aniversário do meu filho Ramiro, em 1988).

Bom músico, cantava bonito e tocava bem o violão. Acima de tudo era um grande amigo. Não saia lá de casa, quando morávamos na 206 Sul. Como eu, adorava música. Ficávamos horas ouvindo canções antigas e novas da MPB, jazz, blues e tantos outros ritmos e tendências.
Hamilton conheceu John Lee Hooker lá em casa, nos velho vinil, que tinha (e tem) um som especial. Chegou a dedilhar algumas canções, num inglês mais ou menos, porém com aquele timbre de voz que é muito comum aos negros.
Ouvir John Lee Hooker, neste domingo, foi uma viagem maravilhosa ao passado. Até à alma e ao estilo de Hamilton. O blues é essencialmente alma. Hooker, também. Hamilton não era diferente, apenas com uma alma brasileira, pouco ou quase nada americanizada.
O vídeo abaixo, de John Lee Hooker em 1965, ajuda-nos a viajar pelo tempo. Quem sabe encontrar almas na imensidão do infinito, por onde já circula tanta gente sensível, talentosa e amiga. Não poderia deixar de compartilhar esse momento com outras pessoas. Espero que gostem e tenham boas lembranças. 
 




6 comentários:

  1. Tomara que a família do Hamilton tenha acesso a essa bela lembrança. Certamente vão se comover e ficar felizes por terem a lembrança do parente querido guardada de maneira tão especial no coração de um amigo. E, claro, John Lee Hooker é MARA!

    ResponderExcluir
  2. Zeca, cheguei a seu blog hoje. Sou sobrinha do Hamilton, e fiquei super feliz de ver este posting pois estava buscando fotos dele para colocar no album de recordação q estou fazendo para a minha vó. Eu era a sobrinha querida dele, e cantávamos juntos toda vez que encontrávamos. Quardo a lembrança do meu tio com muitas saudades e levo a paixão pela música e o violão com certeza devido a ele. Obrigada por compartilhar.
    Helen (San Francisco, USA)

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que a memória, o bom gosto musical e o talento de Hamilton estejam sendo preservados por sua sobrinha. Helen continue a perpetuar essa figura. Ele é muito querido de todos nós. Dê lembranças a sua vó. Eu não a conheci, mas o Hamilton falava dela de uma maneira muito carinhosa. Eu que agradeço sua passagem por aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Helen, talvez eu consiga mais fotos do Hamilton. Entre em contato comigo: jccbarroso@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Oi Zeca! Eu sou a filha do Hamilton.... essa da foto.... confesso que fiquei sem palavras quando vi o post que minha prima Helen me enviou. é.... um nó na garganta... mas uma felicidade de saber que meu pai tem amigos tão queridos e que é lembrado com tanto carinho.... tenho muito forte a sua lembrança de músico, de alguém que amou a música e me cantou muitas vezes e muito do que sei é por ele.... bom... fico muito grata pela sua homenagem, e já fui pesquisar John Lee Hooker.. rsrsrs amei! Sei que meu pai está feliz com esse encontro virtual e musical! um abraço.. e tenho interesse em ver mais fotos sim! <3

    ResponderExcluir
  6. Larissa, bom demais voltar a ter contato contigo, depois de tantos anos. Mande notícias suas, de sua mãe e de sua avó. Você está morando em Brasília ou Goiânia? Mande um e-mail para mim: jccbarroso@gmail.com. Abraço.

    ResponderExcluir