sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sexta-feira, dia bom para se comemorar a Amizade...


Amizade é a essência dessa vida. Seja ela em branco-e-preto, ou colorida, na verdade é a argamassa que nos mantém unidos diante de tantas intempéries soltas pelo ar. O que seríamos neste mundo se não fossemos dotados desse sentimento sincero e grandioso que é a amizade? Na verdade, é até difícil imaginar tal situação. Nem mesmo os laços familiares resistem e persistem se não houver amizade.
É muito comum ouvirmos alguém dizer que fulano é para mim como se fosse um irmão, ou que certa pessoa é uma verdadeira irmã que eu tenho. O que garante isso é a amizade, sincera e verdadeira, de todas as horas e não apenas dos bons momentos desta vida. A expressão “falso amigo” é, a rigor, uma incongruência vocabular. Se existe amizade, não pode haver falsidade. E o falso não é e nem nunca será um amigo.
Hoje, 14 de fevereiro, comemora-se o Dia da Amizade. Mas o dia do amigo é reverenciado e homenageado no Brasil, popularmente, no dia 18 de abril e também no dia 20 de julho, oficialmente, por convite da ONU a todos os estados membros. Ou seja, não é por falta de data comemorativa que a amizade deixará de ter as honras que merece.
Os poetas e os músicos sempre valorizaram a amizade e nunca deixaram de retratar sua importância em versos e músicas. Uma dessas preciosidades é o Soneto do Amigo, de Vinícius de Moraes. Outra maravilha é a Canção da América de Milton Nascimento. E ainda tem essa obra-prima de Chico Buarque de Holanda: o chorinho Meu Caro Amigo.
Hoje está um dia bom pra se comemorar a amizade. Hoje é sexta-feira.

Soneto do amigo
Vinícius de Moraes

Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo 
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comover 
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...



Nenhum comentário:

Postar um comentário