domingo, 22 de junho de 2014

Morte de Rose Marie Muraro deixa o Brasil mais pobre


Divergências e convergências à parte, todos nós brasileiros temos consciência de que o país perdeu, neste sábado, uma intelectual respeitada, digna e honrada. Rose Marie Muraro lutava há 10 anos contra um câncer de medula óssea e morreu, na noite de ontem, vítima de infecção generalizada. Deixa cinco filhos, doze netos e quatro bisnetos. Seu corpo está sendo velado desde as 8 horas deste domingo, no Rio de Janeiro, e será cremado às 16 horas numa solenidade para a família.
Lutou durante sua vida contra todos os tipos de cegueira: intelectual, moral, cultural e fisiológica, também. Nasceu praticamente cega e só conseguiu superar totalmente essa deficiência aos 66 anos de idade, depois de se submeter a uma cirurgia.
Lutou bravamente pelos direitos das mulheres. Escreveu dezenas de livro e atuou como diretora da Editora Vozes, durante doze anos, fazendo uma bela parceria com o teólogo e escritor Leonardo Boff. Juntos trabalharam pela teologia da libertação.
Em sua homenagem, publicamos abaixo um poema dela que não chegou a fazer parte de seus livros, encontrando-se ainda inédito, segundo o Instituto que leva seu próprio nome. Em plena alegria dos jogos da Copa do Mundo, os brasileiros recebem essa notícia com muito pesar.
O ZecaBlog deseja que ela encontre paz e se realize o que está escrito em seu livro de poesias: “Poemas para encontrar com Deus”.

O Pássaro de Fogo 
Rose Marie Muraro

Tu vieste como um pássaro
E pousaste no meu ombro
E eu fui habitada
Pela paixão da entrega.

Eu te amei antes que tu existisses
Como o deserto que tem sede de água
E as flores tem sede da luz
E te amei como a pedra ama a terra
Que lhe dá sua força.

Com teu bico colocaste na minha mão esquerda
A semente da morte
E na direita a semente da vida

Para que com as duas juntas
Eu fizesse a escolha de cada momento
Ligando o instante à sua profundidade eterna.

Pássaro de fogo
Capaz de queimar sem consumir
Estás dentro de mim.

Pássaro de fogo
Irei onde tuas asas me conduzirem
E meu caminho se tornou incandescente
Como teus olhos.


 

Um comentário:

  1. Rose Marie Muraro, cheguei a conhecer pessoalmente junto com Leonardo Boff, ela sempre me encantou, sempre procurei seus trabalhos literários. Era minha musa, pela garra, pelas dificuldades naturais da vida, que ela soube lhe dar como heroína. Estou muito triste. Grande perda .

    ResponderExcluir