quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pesadelo do aniversário é apenas questão psicológica...



Hoje acordei com 60 anos no lombo. Um peso danado. Com a sensação de estar carregando uns 60 quilos a mais em cada ombro. Foi difícil levantar, calçar os chinelos e andar, passo a passo, com as pernas travadas até sentar à mesa pro café da manhã. Nunca tinha sentido a passagem de uma idade pra outra pesar tanto. Parecia pesadelo.
E era mesmo. Descobri quando comecei a ver as manchetes dos jornais: o Brasil tinha realmente sido goleado de 7 a 1 pela Alemanha, enterrando de forma melancólica mais uma vez o sonho de ser hexacampeão mundial. Não era um pesadelo, era realidade mesmo - os jornais nunca mentem. Pelo menos serviu para tirar o peso dos 60 anos das costas. Senti-me rejuvenescido, mas entristecido pelo presente que me foi dado de véspera. Podia ter sido uma derrotada na prorrogação ou na disputa de pênaltis. Não, preferiram agraciar-me com uma goleada histórica. A maior já sofrida pelo Brasil, que nunca tinha perdido pra Alemanha em jogos oficiais.
Fiquei aliviado em saber que completar 60 anos não pesa tanto assim na nossa vida. Acho que vou querer mais uns 60 pela frente e, quem sabe, ter a chance de acompanhar outra Copa do Mundo no Brasil, com o escrete canarinho dando o troco no Uruguai, do Maracanaço, e na Alemanha do Mineiraço. Sonhar não tem limites.
A única verdade verdadeira é que cheguei mesmo aos 60 anos, tornando-me mais um sexagenário de bem com a vida, por ter uma família maravilhosa (foto acima), parentes, amigas e amigos queridos. Se sobrevivi até aqui, devo muito a todas essas pessoas que fazem parte desta constelação. Principalmente a minha mãe que sobreviveu a um parto tão difícil (contei essa história em uma crônica anterior, quem quiser ler é só clicar aqui).
Obrigado de coração a todos os que me deram abraços e beijos reais e mesmo aos virtuais parabéns do Facebook. Só posso agradecer oferecendo poesias, músicas e, desta vez, algo inédito: três haicais de minha autoria sobre aniversário. Espero que se divirtam.
Beijos.


Uma Palavra
Carlos Drummond de Andrade

Procurei no dicionário,
Com paciência e cuidado,
O real significado
Da palavra aniversário.
Aquele livro pesado,
Mestre dos visionários,
"Pai dos burros" batizado,
Pareceu-me sectário,
Ao responder meu chamado.
Deveras decepcionado,
Joguei o meu dicionário
Na estante, empoeirado,
Para pregar, solitário,
O meu significado
Da palavra aniversário.
Diz assim, o verbete lendário,
Ontem, por mim criado:
"Aniversário: Espécie de relicário,
Muitíssimo bem guardado
Nas folhas do meu diário,
Dos versos que eu escrevi,
Com todo amor, e não li,
Durante o ano passado.”
 

Aniversário
José Carlos Camapum Barroso

Aniversário é perda de tempo...?
Melhor seria passá-lo ausente,
Distante de tudo, fatos e fotos,
Do angustiante cantar de parabéns,
Das palmas agudas e alucinantes,
Entre apagar de velas e dos tempos...?

Como lhe dar essa forma contraída,
Se o que representa é a própria vida!
Aniversário não é passar de anos,
É superação dos desenganos,
Que se tornarão, enfim, esquecidos,
Entre sonhos que serão bem-vindos...

Parabéns pra você, pra todos nós,
Nesta data eternamente querida.
Se ela existe, é porque há vida.


Haicais

Aniversário,
Com os anos, vira
Antiquário

Aos sessenta
Nem minha mulher
Me aguenta

Sexagenário
É sexo debaixo do
Obituário?

 

5 comentários:

  1. Não creio que a velhice traga serenidade. Nosso corpo e nosso espírito continuam com os mesmos impulsos, os mesmos desejos, as mesmas apreensões, angústias, moderadas apenas pela redução de nossas faculdades físicas e intelectuais. Envelhecer não nos livra do incômodo das nossas almas quanto às incertezas da nossa evolução, envelhecer, creia-me, não é sempre fácil. Serenidade e prazeres são ainda motivações. 60 anos é uma nova partida, a da envelhescence, a mudança de situação feita para perdurar, perdurar, perdurar... para nunca ficar definitivamente velhos, pois o nossa determinação, ainda é de elaborar projetos.
    Parabéns, José Carlos, que este ano seja o inicio de novas realizações e obras.


    Jean-Marie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras, caro amigo Jean-Marie. Vamos então para essa nova partida. Com todo gás. Grande abraço e obrigado por mais essa participação importante aqui no blog.

      Excluir
  2. Ze Carlos, agora voce e um homem "sex...". Como diz Paulinho Moska: "vamos nos jogar onde ja caimos, tudo novo, de novo". Super parabens. Abraco Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra você, pra todos nós,
    Nesta data eternamente querida.
    Se ela existe, é porque há vida.

    Se há vida, há sede
    Sede de que?
    Chopp, heheh!

    Parabéns! saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tuim, obrigado pela sua participação. Pelo que eu entendi, você está oferecendo um chope de brinde para o aniversariante. É isso? Passarei hoje lá no Buteco do Tuim, o melhor chope de Brasília.

      Excluir