segunda-feira, 4 de maio de 2015

Música Ligeira passou bem rapidinho, mas deixou saudade


A morte do cantor e instrumentista Rodrigo Rodrigues, em abril de 2005, selou também o fim do grupo Música Ligeira, trio musical formado por ele, Mário Manga e Fábio Tagliaferri. Versáteis, talentosos e inspirados, esses músicos atuaram ao longo de 16 anos, realizaram vários shows e deixaram dois CDs gravados e um DVD, que só foi lançado em maio de 2006. Infelizmente, pouquíssimas pessoas conhecem o trabalho maravilhoso dessa turma, em mais uma comprovação de que a música e os músicos brasileiros não têm lugar ao sol, graças ao eclipse provocado pelo poder da indústria cultural.
Sobre Rodrigo Rodrigues, já escrevi aqui no blog (para ler ou reler clique aqui), mas nunca é demais lembrar a bela e afinada voz que ele tinha. Tocava violão com bossa, estilo e elegância, mas também era um extraordinário instrumentista no sax, gaita, além de ser exímio ritmista, principalmente com o pandeiro. Gravou um CD solo, em 2001, chamado Fake Standards, em homenagem ao cancioneiro dos Estados Unidos, interpretando belas e consagradas canções americanas, mas que só seria lançado em 2006, um ano após sua morte.
Mário Manga é um músico completo. Toca diversos tipos de violões, violoncelo, bandolim, canta e faz percussão de boca. Montou o grupo de samba Premeditando o Breque, que depois passou a se chamar simplesmente Premê. Foi casado com Bia Aydar, produtora musical de renome, e com ela teve Mariana Aydar, cantora que faz sucesso na vanguarda musical paulista.
Mário Manga e Fábio Tagliaferri no lançamento do CD e DVD do trio
Fábio Tagliaferri é um músico e compositor requintado, arranjador de rara sensibilidade. Gravou individualmente dois discos: Viola e Só Um é Muito Só. Além de violão, toca guitarra, viola de arco, baixolão e canta. Só mais tarde entrou pro Música Ligeira, que inicialmente era formado apenas por Rodrigo e Mário Manga.
O trabalho desse grupo musical, ao longo de 16 anos, foi marcado pela irreverência e humor, mas, sobretudo por uma extraordinária beleza musical, com delicados arranjos e interpretações. O nome música ligeira é uma referência ao bom-humor, ao amor pela música pop, de mercado, considerada fácil para os profundos conhecedores de música. A especialidade deles era fazer versões e arranjos inusitados para grandes sucessos nacionais e internacionais, particularmente dos Beatles.
Por falar no quarteto britânico, ouçam abaixo a bela interpretação dada, os vivo, para a canção Eleonor Rigby, de Lennon e McCartney. Logo a seguir, um arranjo impecável para a Construção de Chico Buarque de Holanda, numa gravação também feita ao vivo, o que exige talento e performance.


É uma pena que o Música Ligeira tenha tido uma existência tão curta. Infelizmente, não ficou na memória do público brasileiro, embora tenha dado uma contribuição relevante para o nosso cenário musical. O grupo chegou a fazer sucesso em circuitos alternativos de Tóquio e nos subúrbios universitários de Londres. Caetano Veloso definiu bem o trio musical: “Eles oferecem uma coisa que a gente tem muita necessidade, que é uma aproximação da nossa capacidade de criação musical com inteligência, como noção da medida”.
Consegui comprar os dois CDs do trio pela internet, assim como o disco solo de Rodrigo Rodrigues. Recomendo esses três trabalhos. Para quem não conseguir comprá-los, podem ser baixados pelos sites de música. O ideal seria que as gravadoras relançassem essas obras. Vale a pena.



5 comentários:

  1. Olá Zeca,
    Adoro o Musica Ligeira e a última vez que os vi foi num show do SESC Santos. Não estava sabendo que o Rodrigo estava com problemas de saúde. Sofri muito, pela sua ida com essa belíssima voz. Tenho o CD e o DVD. Estou morrendo de saudade desse CD, e como faço doutorado mais aulas, acabo me mudando muito, assim fico com os CDs, não todos engavetados. Atualmente estou em São Carlos e não consigo achar quase nada. No momento vou te fazer um pedido, poderia escrever pro Manga ou Fábio, mas vou pedir a você, somente uma letra, em que termina com o Máximo. Tenho tanta astrofísica que meio a gente pira mesmo, e não lembro do nome da música, sei que é tão fantástica como as outras e foi composta, e creio que no CD e Vídeo, não especificava como. Dificil acha-los pelo youtube, mas sei que está não tem!
    su.parentesouza@gmail.com
    Agradeço mesmo sem ser atendida.
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, obrigado pela sua participação. Que bom que você teve a oportunidade de assistir um show desse grupo maravilhoso. Vou te mandar a letra da música "O Máximo" pelo e-mail. Abraço.

      Excluir
  2. Obrigada José Carlos. Sim, acompanhei e acompanho na medida do possível, e vamos fixar um deles para ficar mais fácil, Mário Manga. Gosto demais do trabalho e das pessoas com quem ele trabalha e faz shows. O Máximo que eles interpretavam é uma das melhores letras e arranjo, Sabrina do Fábio uma das mais lindas, Sabrina e Dostoiévski do Wandi também.Rodrigo uma voz belíssima e interpretação sem igual. Quando os três se juntaram, o multiinstrumentista e arranjador, a viola de Fabio Tagliaferri também, excelente arranjador alé daquele humor agridoce e o Rodrigo dono da voz divina, só poderia ser tudo o que falou do Música Ligeira que comparo a uma super nova, estrela que brilhou e explodiu, gerando mais luminosidade ainda. Para quem conheceu é junto com Caetano, Gil, Chico, Carlos Careqa e outros que não vem a mente no momento, o que há de melhor no Brasil. O Bom é felizmente a você acabei encontrando o CD na integra do YT, e já estou tirando a letra... Os estudos me chamam, e ótimo ter feito a busca e encontrá-lo. Agradeço muito seu carinho.
    Su

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, foi ótima a sua participação por aqui. Acrescentou muita informação sobre essa turma de gente tão talentosa. Assino embaixo de tudo isso que você disse sobre Carlos Manga, Fabio e Rodrigo e também sobre as composições que eles deixaram. Que bom que você achou a letra. De qualquer maneira, amanhã, no meu trabalho, vou escanear as capas dos três CDs que tenho aqui e mandar pra você. Abraço.

      Excluir