quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Baixinha e a Turma do Grao invadem o Quituart nesta sexta


A maior invasão cultural da história do Lago Norte vai ocorrer nesta sexta-feira, a partir das 21h00. Os músicos que tocam todo domingo à noite no Grao, o bar da Baixinha (às vezes, conhecida por Ivanise Ribeiro Santos), ingressarão, de instrumentos em punho, armados e afinados, no Quituart para participar de mais um evento em comemoração aos 25 anos de existência desse agradável espaço de lazer, cultura, artes e quitutes de Brasília.
O Dia D será comandado, obviamente, pela Baixinha, que há mais de cinco anos dirige sozinha o Grao, desde a perda do marido Fernando Grao, fundador do barzinho e, por consequência, do Espaço Musical Coqueiro, que ganhou esse nome numa homenagem ao talentoso bandolinista, que nos deixou mais cedo do que o combinado.
Baixinha é conhecida pela sua extraordinária capacidade de trabalho. Incansável, toma conta do bar, até tarde da noite, e acorda cedinho para abrir a banca de revista, em frente ao Grao. Varre e lava a calçada do barzinho, da banca de revista e, no embalo, limpa também as áreas dos vizinhos.
Eu geralmente acordo cedo pra comprar pão e leite. Ela já está no batente, firme e contente, vassoura e rodo na mão, balde no chão... e o cigarrinho entre os dedos ou nos lábios. Vez em quando um desavisado imagina ser ela também a proprietária do salão de beleza, da mercearia, da padaria. Outro dia, fui testemunha de uma cena inusitada. A Baixinha estava passando o rodo em frente ao salão de beleza. Uma madame aproximou-se e perguntou: “dona, as meninas já estão atendendo nesse horário? ”
Não satisfeita com sua expansão territorial pelo comércio da QI-13 do Lago Norte, a Baixinha participará da invasão, nesta sexta-feira, do espaço cultural do Quituart, devidamente escoltada, claro, por um exército de músicos, comandados pelo violão de Sanson Alhadef Junior. Lá, com certeza, estarão Índio (7 cordas), Rodrigo (flauta), Chico (percussão), Nivaldo (pandeiro), Otávio (violão de aço), Raul (guitarra baiana e bandolim), Murilo Grossi (sax), Walcir (maracas). Além de outros músicos e artistas que costumeiramente passam pelo Grao e dão uma canja do seu talento, como o cantor seresteiro Fernando Lopes, sobre quem já escrevi aqui no blog.
Assim, de invasão em invasão, de encontros musicais e outras quizombas culturais, o Lago Norte vai se firmando como um dos melhores ambientes musicais de Brasília. O vídeo abaixo mostra a turma do Grao executando o choro Diplomata, de Pixinguinha. Dá pra se ter uma ideia do valor da moçada.

6 comentários:

  1. Nossa conheço essa moça c/a palma da minha mão ,por isso estou c/ela até hoje. ..
    Sinto muito orgulho de fazer parte dessa turma incrível. ..Valeu Zeca kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marina, pela sua participação. Você forma uma bela dupla com a Baixinha. Parabéns pra vocês e um grande abraço.

      Excluir
  2. Essa alegria so foi possível pela sua amizade e colaboração. Eu não tem palavras pra dizer o quanto vc e essa turma maravilhosa me ajudou e ajuda até hoje. Tudo isso só foi possível por ter pessoas como vocês. O meu obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanise, tão carinhosamente chamada de Baixinha, nós sabemos reconhecer os seus valores. Por isso, virou pauta da ZecaBlog. Abraço e obrigado.

      Excluir
  3. Eu que agradeço pelo seu carinho. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que orgulhoooooooo! !!
    Você merece tudo o que há de melhor nessa vida! !!
    Pois és um exemplo de MULHER....

    ResponderExcluir