sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Dia da Esperança e os votos de feliz Ano Novo


Não é por acaso que 31 de dezembro é considerado o Dia da Esperança. Um ano chega ao fim e o outro estará se iniciando. Nada mais natural, então, que na passagem de um período para o outro, renovemos nossos votos de esperança e paz para nossos semelhantes. E aí tocamos num ponto de discordância entre filósofos. Há os que consideram que a esperança não é uma virtude, como Santo Agostinho, e os que a consideram como tal, como Gregório de Nazianzo, o Teólogo.
Jean Paul Sartre, distante dos pensadores cristãos, é autor da frase “eu resisto e sei que morrerei na esperança”, que tanta estranheza causou àqueles que se dedicaram a obra do pensador francês. Na verdade, Sartre quis enfatizar o projeto, a ação do homem que caminha rumo a um objeto futuro, tendo em vista o presente, aquela certeza da realização da ação. É como se o homem estivesse sempre formando sua essência, que nunca está pronta, e, por isso mesmo, ele precisa se fazer.
Faço esse prolegômeno por uma razão muito simples. Não há nada de absurdo, ou exagerado, em se ter o último dia do ano como o da esperança. Não aquela esperança comodista e acomodada, que se assenta no pensamento de que basta esperar para que tudo venha a ocorrer.


A esperança tem que estar vinculada a ações positivas, pensamentos firmes e determinados, tudo isso na certeza de que as ações de hoje podem nos garantir os frutos a serem colhidos no futuro. Afastar os maus pensamentos, a obsessão pela crise, a proximidade com os fluidos negativos, ajuda bastante a quem deseja resistir e, portanto, imaginar-se morrendo de esperança.
Investir na solidariedade, no amor ao próximo e no engrandecimento daqueles que farão as gerações futuras, também é um bom contorno para a esperança.
O ZecaBlog é um espaço dedicado à cultura, desde que surgiu há quase seis anos, sempre com essa fé na existência, na arte do fazer, no engenho de elaborar aquilo que nos torne mais humanos e possa engrandecer o cidadão do futuro.
Nesse sentido, é que desejamos às amigas e amigos, visitadores desse espaço, sempre com paciência e carinho para com as postagens, um ano novo cheio de realizações e pleno de conquistas. Que 2017 nos encha de alegria e derrame sobre todas as mentes e corações o prazer e o contentamento que vêm das artes e da cultura.
Salve a esperança. Ela é a última que morre. Mas não nos esqueçamos que, também, pode adoecer primeiro, quando não regada a contento.
Beijos no coração de todos e até o ano que vem!

Esperança
Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...




3 comentários:


  1. Bonne année !

    Que le temps d’être heureux soit toujours présent et se projette pour tous ces mois de 2017 !
    Il faudra que nous vivions l’Espoir en songeant chaque jour que demain sera celui qui prépare après demain.
    Il faut que nous puissions nourrir nos actes d’un Projet de vie qui peut s’éterniser, car il n’est pas fait pour terminer.
    Il est souhaitable que Dieu encore aujourd’hui nous donne cette force qui nous permet de parcourir, année après année, un cheminement qui soit conçu pour être imortel.
    Que notre santé, notre prospérité, soient suffisantes pour que rien ne nous empêche de goûter le bonheur de vivre.
    Surtout, nous voulons que ceux que nous aimons soient heureux, car c’est de leur joie, de leur sécurité, de leurs réalisations que la force de notre âme est construite.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo!

    Que o tempo de ser feliz seja sempre presente e se projete para todos os meses de 2017!
    Precisaremos cada dia, esperar que amanhã seja o dia que prepara o depois de amanhã.
    É preciso que possamos alimentar as nossas ações com um projeto de vida que pode durar para sempre, porque não é feito para ser concluído.
    É desejável que Deus continue a nos dar essa força que nos permite percorrer, ano após ano, um percurso que seria projetado para ser imortal!
    Que a nossa saúde e prosperidade sejam suficientes para que nada nos impeça de saborear a felicidade de viver!
    Especialmente, nós desejamos que aqueles que amamos sejam felizes, pois é da alegria, da segurança e das realizações deles que a força de nossa alma é construída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jean Marie.
      Grande amigo e sempre atento as coisas do blog.
      Abraço

      Excluir