sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Violão de Yamandú e violino de Herz fazem um belo CD


Mais um belo CD instrumental está na praça. Yamandú Costa, violão de sete cordas, e Ricardo Herz, violino, juntaram todo o talento que Deus lhes deu em disco que leva o nome do dois. Lançado pelo selo Bagual, em abril, o álbum pode ser considerado um dos mais belos deste ano. Todas as músicas são de composição dos dois músicos, sendo três de Herz e seis de Yamandú, e duas parcerias.
Não é fácil a interação de violão com violino, principalmente sem a presença de outro instrumento. O talento de um gaúcho regional com o de um paulista universal permitiu que enfrentassem e superassem esse desafio. Uma outra razão para isso pode ser atribuída ao fato de não abusarem do virtuosismo, embora seja uma característica de ambos.
Yamandú mostra nesse CD que o seu talento como compositor é cada vez mais público e notório, merecendo ser aplaudido tanto ou mais do que como o já consolidado extraordinário intérprete. Chamou-me a atenção a música Reencontro, bela, grandiosa, com ares e acordes que lembram grandes composições musicais para filmes. As músicas Meiga, Mimosa e Matutinho, todas de Yamandú, lembram trabalho de grandes violonistas brasileiros, como Banden Powell e Marco Pereira, entre outros.


Herz mostra virtuosismo também para compor. Mourinho, que abre o CD, tem um fraseado bonito, interessante, e, segundo o violonista foi inspirada em Mourão, de Guerra Peixe. O músico também assina Inocente, de rara beleza.
De um modo geral, Yamandú faz a função de acompanhante, deixando o parceiro bem à vontade para o solo. As posições invertem-se em Chamaoquê, composição do paulista, mas, com sotaque e solo de gaúcho.
Um disco imperdível. Yamandú e Herz registraram, nesse CD, um encontro em que o talento e a inspiração dos dois nos dá um resultado único, que emociona e toca fundo na alma. Confiram, o CD está saindo por apenas R$ 19,90 para download.



Nenhum comentário:

Postar um comentário