sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Quem diria, Blog já tem até o seu dia internacional


Pronto. Já existe até o Dia Internacional do Blog, que por acaso é hoje. Dizem os primeiros historiadores desse tema que os blogs começaram a surgir na segunda metade da década de 1990. Nessa fase inicial, eram lugares reservados para se escrever sobre atividades diárias. Tarefas cotidianas passaram a ser publicadas naquele espaço para os amigos e pessoas próximas.
Em 1997, o norte-americano Jorn Bargem desenvolveu um sistema para que as pessoas escrevessem na internet sobre tudo o que achassem interessante. Ele nomeou essa atividade de “weblog”. A internet ainda estava na sua fase inicial e não existiam tantos serviços disponíveis. Mesmo assim, o weblog foi considerado um sucesso.
Foi somente em 1999 que o blog se transformou em uma febre. Após um tempo, as plataformas ficaram mais completas, e isso fez com que blogar se transformasse em uma atividade respeitada.


O Blogger (hoje pertencente ao Google) foi uma das primeiras empresas a fornecer sistemas automáticos de publicação de blogs. A principal inovação estava no fato de que qualquer leigo em ferramentas tecnológicas poderia aprender e começar a escrever rapidamente.
Em 2000, uma mudança tornou as postagens mais dinâmicas. Nesse ano, o Blogger transformou cada post em uma página única. Dessa forma, as pessoas poderiam divulgar uma nota facilmente. Essa inovação foi chamada de “permalink”, nome que permanece até hoje.
Unido aos comentários, os permalinks transformaram os blogueiros em escritores. Os textos não eram mais um amontoado de frases soltas, mas algo em que as pessoas prestavam atenção. Nesse momento, os primeiros haters nasceram, além de pessoas condenando o conteúdo postado ou mesmo corrigindo erros de português.
Por fim, outra novidade importante foi o feed de notícias. Ainda existente, ele é uma ferramenta que permite aos leitores assinar um blog e acompanhar as suas novidades. Dessa maneira, as pessoas poderiam se conectar facilmente com os seus blogs favoritos.
Atualmente, as pessoas preferem escrever sobre temas mais complexo e interessantes…
No Brasil, Nemo Nox é reconhecido como o 1º blogueiro. Em 1998, ele criou O Diário da Megalópole, no qual escrevia sobre as suas ideias e as suas experiências.
Diferentemente do principal uso no exterior, ele não inseria conteúdo sobre a sua vida pessoal, mas principalmente sobre atividades culturais. Mesmo naquele tempo, já apareciam pessoas discordando das suas publicações, o que o levava a conversas mais profundas.
Estimulado pelo jornalista e amigo Maranhão Viegas, virei blogueiro em 2011, voltando o foco para o universo cultural, jornalístico e de lazer. O pontapé inicial foi dado, e não podia ser diferente, por meio da poesia (para ler clique aqui). De lá pra cá, foram muitos textos, fotografias, músicas, crônicas, notícias, poemas e poesias. Estamos chegando a 360 mil visualizações de páginas, com uma média diária de 150 visualizações. O maior número de leitores é do Brasil, seguido pelos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, França, Ucrânia, Polônia, Reino Unido e Espanha.
O nosso sonho é estimular a produção cultural, valorizar os artistas e seus trabalhos, num país em que a cultura tem sido relegada a segundo ou terceiro plano. Vamos continuar nossa missão, árdua, mas, acima de tudo, prazerosa.
Salve a cultura, o blog, os blogueiros e os apreciadores dessas páginas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário