quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Antônio Nóbrega mostra seu talento em show em Brasília


Brasília está em festa musical neste fim de semana. De hoje até segunda-feira (21 a 24/11), o cantor, compositor e violinista Antônio Nóbrega está na cidade com o espetáculo Recital Para Ariano, no Teatro da Caixa Cultural Brasília. Uma apresentação composta de romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, que homenageia o também pernambucano Ariano Suassuna, dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira.
Nessa viagem musical, Nóbrega passa pelos romances “A Nau Catarineta”, “A Filha do Imperador do Brasil”, pelas canções “O Rei e o Palhaço” e “Canudos” e pelas peças instrumentais “Rasga” e “Ponteio Acutilado”. O artista é acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Leo Rodrigues (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).


Nóbrega lembra que já fazem mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano o convidou para integrar o Quinteto Armorial. “Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais”, acrescenta o músico. O artista pernambucano ressalta o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental e que essas músicas “foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino –, quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos”.
Na segunda-feira, Nóbrega vai ministrar a oficina Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros. No encontro, aberto ao público, o artista discorre sobre o nascimento e desenvolvimento das formas e gêneros da poesia popular brasileira, desde a quadra, trova ou quadrinha – a mais simples e universal-brasileira – até o galope à beira-mar, a mais complexa delas.  Nóbrega aborda, também, a cantoria nordestina, o romanceiro e a literatura de cordel.


Falar sobre Antônio Nóbrega é sempre prazeroso. Um artista de mão cheia, talentoso, sensível e apaixonado por aquilo que produz e divulga no mundo da cultura. Começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, que tanto nos encantou ao longo de toda a década de 1970. A partir desse momento, passou a estudar o universo da cultura popular e posteriormente a criar espetáculos de teatro, dança e música, entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá e Madeira Que Cupim Não Rói.
Um espetáculo imperdível para todos aqueles que amam a nossa música e valorizam a nossa cultura.

Um comentário: