quarta-feira, 31 de maio de 2023

7ª edição do PPM tem Lia de Itamaracá e Renato Matos

Começa nesta quinta-feira (1/6) mais uma edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), um dos eventos mais importantes da música brasileira. Do dia 1º a 4 de junho, além da já tradicional premiação, que este ano contemplará 176 categorias, batendo mais um recorde, o 7º PPM volta ao formato presencial, após a pandemia, amplia sua programação e torna ainda mais atraente para o público.

A grande atração deste ano será o Festival “A Parada da Música”, que terá o seu momento alto com as apresentações de Lia de Itamaracá (PE) e Renato Matos (DF), ambos homenageados pelo PPM ao lado do jornalista e pesquisador Juarez Fonseca (RS) e Chico Science (PE), in memoriam. Os ingressos gratuitos e limitados para os shows que acontecerão no Museu da República podem ser retirados no Sympla. E para quem não conseguir garantir o seu, as apresentações, bem como as premiações, serão transmitidas na íntegra no canal de YouTube do PPM.

Os pocket shows poderão ser conferidos a partir de 2 de junho, quando subirão ao palco Klüber (PR) e Clara Telles (DF). No dia seguinte, o destaque ficará por conta de Igor Gnomo (BA) e Afrodizia. E, encerrando o evento, em 4 de junho, nada menos que seis horas de música! Antes das apresentações de Lia e Renato Matos, o festival apresentará de Márcio Moreira (RJ), Crônica Mendes, 50 Tons de Pretas, Claudia Castelo Branco. Um show de diversidade e muito talento, passando pela ciranda, reggae, rap, música popular brasileira, jazz e misturas singulares.

Lia de Itamaracá - Foto Ytallo Barreto

“Normalmente, a programação é mais aproveitada pelos finalistas que vem de todo o país, pois traz muito conteúdo e personalidade de interesse dos profissionais do universo da música. Mas queremos receber cada vez mais o público de Brasília, e investimos nessas atrações mais abrangentes, porém alinhadas com a temática do PPM”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador do prêmio.

Outra atração de apelo entre os amantes de música será a feirinha literária que divulgará obras significativas sobre a produção musical do país. Com a presença dos autores e noite de autógrafos em 02 de junho no Museu da República, serão apresentados e comercializados, ao longo do evento, nove livros: “Guia da Produção Cultural 9ª edição”, de Edson Natale e Cris Olivieri; “Memórias de um motorista de turnê”, de Paulo André, “Brincadeiras de soprar”, de Rosa Barros; “O violão pampeano de Lúcio Yanel”, de José Daniel Telles dos Santos; “Para ouvir Sylvia Telles”, de Gabriel Gonzaga; “Viver é melhor que sonhar”, de Chris Fuscaldo; “Prática da Linguagem da Música Brasileira na Música Popular”, de Rafael Leme; “África Brasil: Um dia Jorge Ben Voou Para Toda a Gente Ver”, de Kamille Viola e “Gauchismo Líquido”, de Clarissa Figueiredo.

Renato Matos - Agenda Cultural Brasília

Em mais uma inovação, a programação do Prêmio Profissionais da Música será segmentada ao longo do ano. No segundo semestre, as atrações contemplarão espaços além do Plano Piloto, voltadas, principalmente, para a juventude e comunidade escolar, abordando o audiovisual com mostra de videoclipes, LAB Vídeo, show de apresentação com o resultado do LAB PPM-- que acontece agora na primeira etapa-- e demais atividades a serem informadas nos próximos meses.

A programação do PPM, que em boa parte será realizada no Museu da República, também ocupará outros espaços na cidade como o Clube do Choro, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Orbis Studio.

Ao slogan "Temos um país para reconstruir", soma-se a urgência de expor e reconhecer o esforço de tantos nesses difíceis últimos anos. Portanto: "Viva a Cultura Popular". Como uma das marcas do Prêmio Profissionais da Música (PPM) é a emoção sempre presente nas cerimônias de premiação, a organização trabalha para ir além da exposição e reconhecimento dos profissionais da música que concorrem em 176 categorias. De 1º a 4 de junho, o evento homenageará a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, na modalidade Educação; o cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos, em Convergência; o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca, em Produção e Chico Science (in memoriam), um dos expoentes do Mangue Beat, em Criação.

Números sobre a 7ª Edição do PPM:

Homenageados: 4; modalidades: 4; categorias: 176; inscrições: 2149; finalistas: 842; indicados pelo Conselho Sensorial: 125; troféus: 193; votos: + de 100 mil na votação popular; duração do evento: 4 dias; espaços principais: 4; apresentações musicais: 12; painéis: 6; palestras: 8; workshows: 8; lançamento de livros: 10; sessão de autógrafos: 2. 

5 comentários: