sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Tolerância, já! Antes que seja tarde demais...


Tolerância é uma palavrinha mágica que precisa ser cultivada, preservada, distribuída sem parcimônia. Principalmente depois de tudo que vimos, acompanhamos e, de certa forma, participamos, nesses meses de campanha eleitoral on line. A primeira da história brasileira tão marcada pelas redes sociais não foi bom exemplo no quesito tolerância.
Nunca é tarde para nos redimirmos. Todos nós. No dia de hoje, uma sexta-feira depois de um feriado, melhor ainda porque hoje é o Dia Internacional da Tolerância. Começou a ser gestado em 1993, quando a Conferência Geral da Unesco elegeu 1995 como o Ano das Nações Unidas para a Tolerância. E foi posto em prática, pela primeira vez, no dia 16 de novembro de 1996. 


Um dia em que são desenvolvidas diversas ações para combater os mais variados tipos de intolerância cultural, econômica, religiosa, sexual e racial. Na definição dos membros da ONU, ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidade em todos os seus âmbitos. Mais interessante foi a determinação de que não deve ser considerada uma concessão, mas, sim, um reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais de cada pessoa.
Muitas opiniões foram assustadoras nessa campanha eleitoral no quesito intolerância. A imensa maioria esqueceu-se de uma outra palavrinha chave no relacionamento entre pessoas: gentileza, que, inclusive, também é referenciada neste mês de novembro (dia 13). As duas são irmãs siameses.
Pessoalmente, fiquei muito chocado com a intolerância para com os artistas. Mais particularmente com as grosserias, xingatórios proferidos contra Chico Buarque de Holanda, um artista que admiramos muito e que tem papel relevante na nossa cultura. País nenhum consegue um estágio avançado de desenvolvimento se não valorizar seus artistas e a cultura do seu povo.

As pessoas precisam, sempre, se colocar no lugar do outro. A aceitação, e por consequência a tolerância, começa por aí. Importante deixar o lugar de dono da verdade. Observar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com os seus valores, crenças, razões e motivações.
Alguém já disse que muitas vezes o que não suportamos no outro é o reflexo daquilo que não suportamos em nós mesmos. Quando o conflito entre pessoas ocorre, o ideal é mesmo respirar fundo, e evitar que a irritação conduza nossos argumentos. Os membros da ONU pensaram em tudo isso e mais algumas coisas sobre as quais devemos refletir nesta data. Foi uma bela decisão.
Salve o Dia Internacional da Tolerância e sejamos todos adeptos dos princípios que a conduzem. Como está umbilicalmente ligado à cultura, o ZecaBlog adere a essa comemoração. 
E que tenhamos todos uma vida mais tolerante, cheia de amor. Será bem melhor, nos sentiremos mais leves. E por falar em amor, um pouquinho desse tema com Chico e a cantora portuguesa Carminho...


Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e 
para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera.
Mahatma Gandhi

A primeira lei da natureza é a tolerância - já que
 temos uma porção de erros e fraquezas.
Voltaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário