quinta-feira, 19 de maio de 2022

Doação de leite materno é um ato de amor a ser preservado

Doar leite materno é um ato de amor e com fortes raízes na cultura da humanidade. Mesmo nos tempos em que ainda não existiam os bancos de armazenamento de leite para ser distribuído a outras crianças, as mães já amamentavam os bebês que não tinham como ser alimentados por suas próprias mães.

Neste 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que tem este ano o tema Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor. O ZecaBlog adere a mais essa manifestação cultural de amor e solidariedade. Junta-se às campanhas e aos apelos para que outras mães adiram a esse ato de amor, num momento em que os estoque de leite materno estão baixos. No Distrito Federal, a adesão pode ser feita pelo site da Secretaria de Saúde (www.saude.df.gov.br).

No DF, quem está sempre à frente desse movimento tão importante é a dra. Miriam dos Santos, brasiliense da gema, nascida em Taguatinga, onde trabalha como servidora pública da área de saúde no Hospital Regional de Taguatinga, desde 1991.

A doutora Miriam (foto acima, de Breno Esaki, da Agência Saúde-DF), como é conhecida por seus colegas, é coordenadora das políticas de aleitamento materno da rede pública de saúde do Distrito Federal há 14 anos.

Quando o assunto é aleitamento materno, Miriam dos Santos faz questão de enfatizar a importância e os aprendizados diários com cada história de vida que passa por ela ou por suas equipes. "Hoje temos famílias que já estão na 4ª geração de doadoras. Virou uma tradição e eu tenho 30 anos de participação nisso”.

O trabalho desenvolvido pelas equipes dos bancos de leite sob coordenação da pediatra é reconhecido em toda parte. Apesar de ainda ser uma cidade jovem e com um índice de habitação inferior às várias capitais e metrópoles, Brasília é a cidade que, proporcionalmente, mais coleta leite humano por ano.

Como jornalista, tive a honra de trabalhar durante alguns anos em parceria com a dra. Miriam. Ficamos amigos e ela sempre manda informações pelo meu WhatsApp.

Na última mensagem, ela informa que de Jan/2000 a Abril/2022, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros do DF,  fez 470 mil visitas domiciliares. Foram atendidas 275 mil crianças e coletados 358 mil litros de Leite Humano.

Dados impressionantes! Permitem constatar que foram 114 mil doadoras, portanto, “estamos falando de cerca de 389 mil famílias que sabem que a missões da rede de doação é promover, apoiar e proteger a amamentação”, exclama entusiasmada, como sempre, dra. Miriam com os resultados alcançados pelo seu brilhante e persistente trabalho.

A dedicação e o cuidado na assistência à saúde das crianças em suas fases evolutivas fazem parte, há 30 anos, da rotina da médica pediatra Miriam dos Santos. Um estímulo fundamental para todos esses processos é a amamentação prolongada, tema bastante defendido pela profissional, que desenvolve um serviço na rede pública de saúde, junto com uma equipe multiprofissional, referência para vários países.

Como principal característica, Miriam descreve-se uma pessoa insistente, especialmente nos processos que envolvem sua área. “Sou uma digna representante de quem não chora, não mama”, brinca. Hoje, ela concentra seus esforços como profissional para desenvolver melhorias no serviço de amamentação do DF.

Dra. Miriam é a grande personagem deste Dia Mundial da Doação de Leite Materno. A ela, todos nós, cidadãos brasilienses, temos muito a agradecer por tudo que tem feito pelas crianças e, por consequência, para as gerações futuras dessa capital dos sonhos.

Parabéns a todos os profissionais da área de saúde e do Corpo de Bombeiros que participam desse trabalho maravilhoso. Isso é amor. Isso é cultura.

(Com informações das redes sociais e do site da Secretaria de Saúde do DF).


2 comentários:

  1. Respostas
    1. De nada, dra. Miriam. Merecido reconhecimento pelo trabalho importante que a senhora desenvolve.

      Excluir