domingo, 19 de junho de 2022

Chico Buarque faz 78 anos e nos dá presente pra lavar a alma

Chico Buarque, que faz 78 anos, neste domingo (19/6), está de volta ao cenário musical num momento em que a cultura brasileira mais precisa dele e de outros talentos. Nunca a nossa cultura foi tão atacada, vilipendiada como nesses três anos e meio de total e completo desgoverno. O ataque à cultura brasileira é ideológico, e por isso mesmo precisa de resposta.

Nada melhor do que uma reação vinda dos artistas que mais representam a nossa cultura. Começou no ano passado com o álbum Sem Samba Não Dá, de Caetano Veloso. Segue com a canção Que Tal Um Samba?, lançada na última sexta-feira (17/9) por Chico Buarque de Holanda, e que dará nome à turnê de shows pelo Brasil, a partir do dia 6 de setembro.

O single já está em todas as plataformas digitais. O samba surge para esconjurar a ignorância e desmantelar a força bruta – um recado claro de Chico sobre o Brasil desses últimos anos e, obviamente, sobre a necessidade de sairmos dessa, quanto mais rápido, melhor.

Caetano Veloso, no álbum do ano passado, canta Sem Samba Não Dá. Na letra, ele diz que está “tudo esquisito, tudo muito errado, mas a gente chega lá”. Não tem como não lembrar do samba de Caetano ao ouvirmos o samba de Chico. Os dois seguem caminhos semelhantes quando é tão necessário que seja assim. A cultura brasileira precisa disso e agradece. Agradecemos.

Em seu single, Chico Buarque tem Caetano como inspiração na letra de Que Tal um Samba?. “Um filho com a pele escura/Com formosura/Bem brasileiro, que tal?/Não com dinheiro/Mas a cultura/Que tal uma beleza pura…”. Versos inspirados em Beleza Pura, que Caetano lançou em 1979.

Chico Buarque fará, com a nova música, uma série de shows em 11 cidades (já confirmadas) entre 2022 e 2023, começando por João Pessoa, no dia 6 de setembro. Depois, Chico Buarque faz shows em Natal (9 e 10/9), Curitiba (23/24), Belo Horizonte (5, 6, 7 e 8/10), Fortaleza (22 e 23/10), Porto Alegre (3 e 4/11), Salvador (11, 12 e 13/11) e Brasília (29 e 30/11) e Recife (9, 10, 11/12) ainda neste ano. Em janeiro, a turnê chega ao Rio de Janeiro e, em março, os shows serão em São Paulo.

“Que tal um samba?” foi gravada no estúdio da gravadora Biscoito Fino pelo mesmo grupo que acompanha Chico Buarque há anos, entre eles Luiz Cláudio (violão), João Rebouças (piano), Jorge Helder (baixo) e Jurim Moreira (bateria). Thiago Serrinha foi convidado para a percussão e Hamilton de Holanda para o bandolim.

A turnê contará com a participação de Mônica Salmaso em todas as apresentações. Ela fará números solo e duetos com Chico. A cenografia é de Daniela Thomas. Maneco Quinderé é responsável pela iluminação e Cao Albuquerque, pelos figurinos. Na direção musical e nos arranjos, Luiz Cláudio Ramos.

Que belo domingo para a nossa cultura. Aniversário de Chico Buarque. Música nova do compositor no seu melhor estilo. Pra lavar a nossa alma e levantar a cabeça, com a coluna ereta e o coração aberto, como sempre, para vivermos novos tempos.

Beijos no coração.

3 comentários:

  1. Muito apropriado e oportuno nesse tempo desgovernado em que estamos vivendo! Adorei

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! E o parceiro dessa música é de Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Ele faz aniversário, nós ganhamos o presente! 🥳

    ResponderExcluir