quinta-feira, 23 de junho de 2022

Em Uruaçu, até fofoca num sábado vira crônica literária

 

Uruaçu, nossa terrinha, fonte de tantas inspirações, traz sempre boas e interessantes novidades no âmbito cultural. A mais recente foi uma crônica do músico Rodrigo Kramer, publicada no Facebook. O jovem tem uma banda de rock chamada Casulo Fantasma e organiza um movimento cultural denominado Coletivo Gaffurina, sobre o qual já escrevi neste espaço (para ler ou reler, clique aqui).

Li o texto, achei muito interessante, divertido e com valor literário. Com a autorização do autor, publico para deleite dos leitores do ZecaBlog. Boa leitura.


Um sábado recheado de fofocas

Rodrigo Kramer

Todo o sábado de manhã, saio pra tomar café com as minhas amigas, dona Fofinha e dona Jeitosa. Ficamos na porta da casa de dona Fofinha, sentados debaixo da sombra de um grande Oiti, tomando cafezinho quentinho, por ela preparado. Ali, fofocamos, sem pesar, descendo a língua em quem o universo nos inspira...

Eu sou o único homem e o mais novo também, mas meu espírito de fofoqueiro é antigo, tanto que me dou muito bem com as duas senhoras. Tomei um carinho por elas e elas por mim. Nos reunimos, os três, todo o sábado, para o nosso café com palavras... só não falamos quando a boca tá cheia…

No último sábado, fofocamos sobre o entregador de leite, que tinha caído de moto e perdido todo o leite. Estava bêbado o coitado. Ficou na farra naquele arraiá da prefeitura, e não se aguentou em pé o dia inteiro. Coitado do moço... (dona Jeitosa e dona Fofinha ainda pegavam leite com o leiteiro).

Mas, nesse sábado, nosso assunto era a dona “Vizinha Viúva”, que tinha arrumado um namorado, e estava tendo encontros amorosos, em plena manhã, inclusive naquele dia. Dona Jeitosa já começou:

– Vocês viram quem está aí, na casa da Viúva. É o namorado dela, outro dia ouvi gritos de assanhamento bem cedinho, não era nem oito horas da manhã, nem consegui me concentrar no café – comentou, e nós caímos na risada.

– Tava achando bom, curiá! – exclamou dona Fofinha.

– Eu não conheço. É pelo menos bonitão, o cidadão...? – Perguntei, achando que a Viúva escolhia mal seus companheiros – O último era careca!

– Mas era um careca charmoso – completa dona Jeitosa. – Esse é bonito, rico e bom de cama... isso foi a Viúva quem me disse, quando a encontrei no mercado… Só perguntei: “tá namorando?” Ela disparou a falar e ressaltou: “é bom de cama!”.

– Você só ouviu isso Jeitosa! – falou dona Fofinha. Disparamos a rir.

Enquanto estávamos tomando o cafezinho e imaginando, em segundo plano, a libidinagem que dona Viúva estaria fazendo com seu parceiro, a grande camionete do namorado, que estava estacionada em frente à sua casa, começou a descer, desengatada, pra cima de nós, ameaçando atropelar a gente, quase uma tentativa de homicídio…

Saltamos pro lado, em movimentos quase rápidos e acompanhados de alguns “uis” e “ais”, e do sonoro grito de dona Fofinha: “ai meu Deus!!!”. Logo em seguida o estrondo da camionete batendo contra o Oiti (quase uma explosão)...

Tanto barulho foi ouvido lá dentro da casa da Viúva. Saem os dois, a Viúva e o namorado, correndo. Ele de cueca e ela de toalha…

- Ai, meu Deus, o carro da firma, como vou explicar isso!?! Como eu vou pagar??? - diz o namorado da Viúva desesperado.

- Ai, meu Deus, alguém me segura que vou desmaiar! - Interfere dona Jeitosa, e se joga pra cima do moço de cueca…

Dona Fofinha, nesse momento, começa a desfiar o terço:

- Que pouca vergonha é essa aqui, na porta da minha casa e meu conjunto de porcelana tá todo quebrado e olha o que você fez com minha árvore tirou a sombra do lugar!

Olhei pra ela, como se tivesse feito um bem “Salvei minha xícara”.

O namorado da Viúva quase chorando lança um sonoro “professora!?!” pra dona Fofinha.

Ela olha pro rapaz, olha pra dona Jeitosa no colo do rapaz, se fingindo, olha pra Viúva de toalha, esticando o pano pra ficar mais comprido, volta o olhar pra mim, com minha cara de assustado, e pergunta:

- Uai meu filho eu dei aula pro cê? Tô aposentada, memória fraca... aceita um cafezinho?

Todos respiramos fundo e aliviados. O pior passou, e não fofocamos mais naquele sábado.


5 comentários:

  1. Bom demais, kkkk. O nome das meninas, Jeitosa e Fofinha, kkk !

    ResponderExcluir
  2. Só agradecimentos, sem palavras para o nobre gesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Rodrigo. É um prazer publicar aqui manifestações culturais. Esse espaço é dedicado à cultura. Abraço e eu que agradeço a participação.

      Excluir
  3. Dona Fofinha e Dona Jeitosa, amei!rs

    ResponderExcluir