quinta-feira, 2 de junho de 2022

Prostitutas são homenageadas no dia de hoje no mundo

Prostitutas sendo levadas para prisão na França

O mundo dedica o dia de hoje às prostitutas. Uma forma de homenageá-las por tudo que passaram, enfrentaram ao longo de anos, séculos e milênios. Uma profissão tão antiga, quanto desvalorizada, desrespeitada, coberta de preconceitos e humilhações.

Chegam até a dizer que são mulheres de vida fácil. Como assim? Não há vida mais difícil de ser vivida. Mesmo quando morrem, não são bem lembradas até mesmo pelos parentes mais próximos, como filhos e netos. Por mais justas e honestas que tenham sido, serão sempre relacionadas a atividades criminosas, coisas do demo, sinônimos do pecado.

O Dia Internacional da Prostituta foi criado na década de 1970, quando houve um forte perseguição a essas profissionais no território francês. No dia 2 de junho de 1975, cerca de 150 mulheres dessa profissão ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França, procurando chamar a atenção da sociedade para situação deplorável e injusta a que estavam submetidas.

Amensterdã, estátua homenageia prostitutas

As ações dessas prostitutas foram transmitidas pelos meios de comunicação para a França e para todo o mundo, inclusive o Brasil. Elas não se limitaram à invasão da igreja. Foram feitas passeatas nas ruas de Lyon, Marselha, Montpellier, Grenoble e em Paris, onde as colegas decretaram greve.

No dia 10 de junho, às 5h da manhã, as mulheres foram violentamente expulsas da igreja por uma ação da polícia. Mas, o recado ficou dado. Rompeu-se o silêncio. As prostitutas tiveram a coragem de denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para todo o tipo de violência que sofriam.

Por tudo isso, a data de hoje foi declarada oficialmente o Dia Internacional da Prostituta. E o ZecaBlog rende suas homenagens a essas trabalhadoras, com o poema abaixo e o vídeo musical.

Beijos, meninas!

Essas mulheres

José Carlos Camapum Barroso

 

Mulheres de vida fácil

Tão difícil o dia a dia

Mesmo quando notável

Não ganham honraria

 

Mulheres de vida fácil

Fácil mesmo, quem diria,

É o embalar afável

Do filho que não queria

 

Pela vida, bem sabia

Que o valor recebido

Nunca fora o que sonhou

 

Mesmo caro, não valia

O seu sonho escondido

Num velho jarro de flor


2 comentários: