sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

São Paulo busca a humanização aos 459 anos de existência



Samba triste.../ De São Paulo da neblina/ Da garoa muito fina/ Das luzes amortecidas/ Samba tão triste.../ Samba das almas vencidas.

Não consigo pensar em São Paulo, mesmo no dia do seu 459º aniversário, sem passar por alguma canção ou algum verso de Paulo Vanzolini. Esse cientista, que colocou tanta emoção e paixão nas suas letras, soube retratar a Pauliceia como ninguém. Vanzolini olhou São Paulo de noite, andando pelas ruas, madrugada adentro e afora, com ou sem neblina. Conheceu São Paulo pelos personagens que trabalham no decorrer do dia e perambulam pela noite.
Já escrevi aqui sobre a grandeza dessa cidade (para ler, clique aqui), seus problemas e seus encantos. Os desafios são tantos que temos dificuldade em acreditar numa São Paulo humanizada, com seus problemas ambientais solucionados, transporte coletivo sobrepondo ao individual, rios e córregos despoluídos e infraestrutura adequada para escoar tantos desafios.
Não existem soluções mágicas para os problemas da dimensão de uma megalópole como São Paulo. Mas hoje temos um motivo a mais para sonhar: os paulistanos estão mais conscientes e exigem dos governantes soluções adequadas para os problemas que mais os afligem. As pessoas estão viajando pelo mundo e percebem que outras cidades estão encontrando caminhos para mudar ou, pelo menos, amenizar a realidade típica das grandes metrópoles.
São Paulo continua rica em atividades culturais, vida noturna, barzinhos e restaurantes. Sofre atualmente com a escalada da violência, mas seus moradores são pacíficos, ordeiros e trabalhadores. Sonham com uma cidade mais humana e justa. Temos certeza de que gradativamente, a cidadania irá prevalecer. É o que o ZecaBlog deseja aos paulistanos, ao som de Samba Triste, de Paulo Vanzolini, na voz agradabilíssima de Ana de Holanda.
Salve Sampa, Salve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário