segunda-feira, 20 de maio de 2013

Samba de Gláucia Foley já faz prevê um novo CD por aí


Já escrevi duas vezes sobre os dotes de cantora da juíza Gláucia Foley. Ela gravou um CD (para ler, clique aqui) e fez um show no Clube do Choro de Brasília (clique aqui), que foi bastante concorrido. Volto a falar sobre essa profissional do mundo jurídico porque mais uma vez ela nos surpreende no universo da música. Desta vez, ao compor um samba bem interessante, em parceria com Toninho Nascimento, que já compôs sambas de enredo para a Portela.
No e-mail em que a Gláucia me enviou a gravação da música, com belo arranjo de Evandro Barcellos, o samba ainda estava sem título. Enquanto assim permanecer, vamos simplesmente chamando-o de Samba, ou de Pequena História do Samba, pois é disso que ele trata. Vai às raízes do morro, do lundu, da Pedra do Sal, para resgatar um pouco da história do samba, recheada de mugunzás, orixás e patuás.
Na verdade, a história do samba se mistura com a própria história da formação da cultura brasileira, nos centros urbanos, principalmente Rio de Janeiro e Bahia. O jeito de cantar de Gláucia Foley também mistura um pouco da mineirice que ela traz de Passa Quatro, com a rebeldia  das origens italianas e o que aprendeu no convívio com a turma do samba e do choro, principalmente em Brasília.
Ao ouvir esse Samba, ou Pequena História do Samba, senti uma vontade imensa de montar um vídeo com fotos acompanhando o desenrolar da música. Ao mesmo tempo, percebi que, com essa composição, Gláucia Foley dá um passo firme rumo à gravação de mais um CD. Imagino que a juíza-cantora já deve estar trabalhando outras composições e arranjos para gravar sambas do nosso rico cenário cultural. Falta nosso amigo Paulo Pestana começar a bolar o projeto.
Taí, Paulinho! Está lançado mais esse desafio! Peça reforço ao Alex Silva, Alexandre Menegale, Tuim, Elisa, Zelinda e principalmente pro Caio – baterista que entende muito de música. O resto deixa por conta do talento da Gláucia.


2 comentários:

  1. Valeu pelo vídeo!!! Precisamos reforçar o coro de mais um, e a gravação de um DVD. E acho que também descobrimos um videomaker, hehehe!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a essa valorosa cantora e magistrada, que vai às raízes da música brasileira..tô torcendo um montão pra que os seus projetos tenham êxito! Quando gravar, por certo vamos adquiri-lo para a nossa disco/videoteca....Parabéns também ao titular do blog por contribuir para divulgar os valores autênticos do nosso cenário artístico e cultural....

    ResponderExcluir