segunda-feira, 21 de outubro de 2013

António Zambujo traz música boa de Portugal para o Brasil


Não podemos nunca nos esquecer das nossas origens. Temos que ter um olho aqui, nas riquezas culturais desse imenso Brasil, e outro em Portugal. Toda vez que fazemos isso, surge uma grata e agradável surpresa. Foi assim com o grupo Deolinda, que já recebeu comentários em dois post (para ler ou reler, clique aqui e/ou aqui).
Neste fim de semana passado, o amigo Nélio Bastos deu o ar da sua graça – depois de um longo e tenebroso inverno – e veio nos visitar, na companhia de Vanilda, Ícaro e de dois CDs de António Zambujo: Outro Sentido, com gravações entre 2007 e janeiro de 2009, inclusive em estúdios do Rio de Janeiro, e Guia, gravado entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, trazendo duas belas homenagens a Vinícius de Moraes.
Zambujo é talento puro! Muito bom intérprete, ótimo músico, um extraordinário bom gosto na escolha do repertório e uma produção impecável. As letras das músicas gravadas em seus discos são maravilhosas, o que é uma coisa rara no universo musical de hoje.
Consta que ainda pequeno, ele se apaixonou pelo Fado, principalmente pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, João Ferreira Rosa e tantos outros cantores geniais de Portugal. Com oito anos, começou a aprender clarinete. Ainda jovem, mudou-se para Lisboa e passou a frequentar o conhecido Clube do Fado, no bairro de Alfama. Ganhou concursos de fado e, logo, logo, conquistou lugar em um musical de Amália Rodrigues.
Essa invejável trajetória musical, deu a ele segurança ao cantar. Tem destacada noção de harmonia, principalmente de vozes, navegando com facilidade pela cadência das frases e o tempo de cada andamento. Isso foi o que mais me impressionou na primeira vez que ouvi os dois CDs. E isso está na sua formação musical de cantar com a família e os amigos.
Ao ouvir os CDs, percebi também que já conhecia alguma coisa de seu trabalho por canções tocadas no rádio, em interpretações de Zé Renato, Ivan Lins e Roberta Sá, que foram gravadas no Rio de Janeiro, como Se Tu Soubesses, Bilhete e Fado Partido. Pesquisei mais um pouco, e descobri uma verdadeira pérola – o vídeo de uma gravação, em estúdio, em que Zambujo canta com Roberta Sá e é acompanhado pelo violão do gaúcho Yemandu Costa. A canção Eu Já Não Sei é de Domingos Gonçalves Costa e Carlos Gonçalves.
Outra pérola está no disco Guia. Uma composição genial do português Miguel Araújo Jorge, chamada Readers Digest, que está no segundo vídeo abaixo. Vale a pena conhecer a fundo o trabalho desse talentoso músico português. Valorizar o que é bom sempre traz bons fluídos – e nós, da banda de cá do Oceano Atlântico, estamos precisando muito de bons exemplos. Depois do Axé, do Breganejo, do Funk, do Pagode Sem-Vergonha e dos Michel Telós da vida, a mediocridade ganhou dimensões assustadoras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário