sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Exposição de Jean-Marie mostra força da obra de arte

Exposição de gravuras no miniauditório da Caesb, em Águas Claras
Jean-Marie Brutuille com o presidente da Caesb, Célio Biavati Filho
Jean-Marie com o jornalista deste blog - fotos de Marco Peixoto (Caesb)
Já escrevi neste espaço sobre o talento do agricultor, escritor e desenhista francês Jean-Marie Brutuille (para ler ou reler, clique aqui). Como gostei muito do seu livro Rio Claro e dos desenhos que me mandou e fazem parte do roteiro do romance, resolvi ajudá-lo nessa caminhada para ter reconhecido seu talento artístico. A Assessoria de Comunicação e a Gerência de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Caesb organizaram uma exposição dos trabalhos de Jean-Marie como parte das atividades do Outubro Rosa e da campanha de prevenção ao câncer de mama.
A exposição começou na segunda-feira e terminou hoje, dia 25 de outubro de 2014, apresentando 59 gravuras que mostram o interior de Goiás dos anos 1952 a 1954, numa sequência que acompanha o desenrolar da história contada no romance. O sucesso e a reação das pessoas que visitaram o espaço deixaram Jean-Marie emocionado.


O presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, se disse impressionado com o desenho do francês Jean-Marie, principalmente por já esboçar um estilo próprio, muito seguro daquilo que faz e cheio de surpresas quanto à temática utilizada, mesmo estando todo o conjunto da obra vinculado à história do livro Rio Claro. Várias pessoas que visitaram a exposição mostraram-se surpresas com a beleza do trabalho e incentivaram o autor a dar continuidade aos seus trabalhos.
Segundo a jornalista Mônica Bisi, uma das organizadoras do evento, cerca de 200 empregados da Caesb passaram pela exposição e demonstraram satisfação com o que viram. Jean-Marie se diz realizado e fortalecido para continuar seus trabalhos e também sua luta para conseguir editar o livro Rio Claro. Informou que as tratativas com o Ministério da Cultura para obter os benefícios da Lei Rouanet estão bem adiantadas.


De minha parte, confesso que fiquei feliz e emocionado com a exposição. A reação das pessoas veio confirmar a primeira impressão que tive quanto à qualidade dos trabalhos de Jean-Marie. O resto, como costuma dizer o amigo Maranhão Viegas, é vida que segue. Vamos continuar incentivando, apoiando e estimulando artistas que têm dificuldades para mostrar seus talentos. As artes e os trabalhos culturais rompem barreiras e acabam se impondo por tudo aquilo que representam na atividade humana.
Parabéns Jean-Marie pelo seu trabalho e à Caesb por mais essa ação de incentivo à cultura.


Um comentário: