domingo, 10 de novembro de 2013

Blog chega a 200 mil visualizações sem se "corromper"

                                                                     Álbum de família - agosto de 1998
Neste domingo, dia sempre reservado às graças, este blog atingiu o número de duzentas mil visualizações de páginas. Isso quer dizer que, nestes dois anos e nove meses de existência, algumas centenas ou talvez milhares de pessoas entraram 200 mil vezes para ler alguma coisa que foi postado nestas páginas. Parece pouco, mas é muito se levarmos em conta duas coisas: não é um blog voltado para assuntos fast foods e nem conta com qualquer apoio publicitário.
Então, imaginemos assim, quem passou por aqui tem afinidades com os temas culturais, gostam de músicas, poesias, literatura, teatro, cinema, pintura e todos os assuntos que dizem respeito ao mundo das artes.
Em sua maioria, as visualizações vieram do Brasil, mas os Estados Unidos estão em segundo lugar, provavelmente graças à nossa imensa colônia de brasileiros por lá. Nossos patrícios portugueses assumem o terceiro lugar em busca pelos textos do ZecaBlog, provavelmente estimulados pelas similaridades da língua.
E o quarto lugar, ocupado pela Alemanha, só posso atribuir a uma alemãzinha bem querida – a sobrinha Ana Laura, que deve gastar o alemão falando do Brasil. A Rússia em quinto lugar, podemos atribuir aos resquícios deixados por lá pelos uruaçuenses exilados nos anos da ditadura?
Já o Reino Unido em sexto é semelhante à situação dos Estados Unidos e a forte ocupação de brasileiros. Mas, não tenho nenhuma dúvida, que a França em sétimo lugar só pode ser obra e arte da sobrinha Raquel Campos e do nosso querido Marlon Salomon, que estiveram por lá um bom período – deixaram raízes. A Espanha está em oitavo, a Ucrânia (!), em nono, e o Canadá em décimo.
Os dez post mais lidos são os seguintes:











Foi assim e assim sempre será, desde aquele primeiro e fatídico passo, dado no dia 16 de fevereiro de 2016, com a belíssima poesia do mestre Itaney Francisco Campos, desembargador, poeta e acima de tudo um grande amigo (para ler ou relembrar, clique aqui). Estaremos sempre preocupados com o que há de novo no mundo das artes, da cultura e do saber. Não fugiremos do debate, muito menos da crítica, como ocorreu no post sobre o "talento" da filha do bispo Edir Macedo. Nem de criticar até mesmo a nossa querida Uruaçu pelo seu carnaval regado a música sertaneja e boate (pode?).
Também transitaram por aqui poetas-amigos e amigos-poetas - entre eles, destaco Maranhão Viegas, responsável por essa empreitada e padrinho desse blog -, pintores, escritores, contistas, desenhistas, romancistas, músicos compositores e instrumentistas, cantores e cantoras e tantos outros talentos conhecidos, reconhecido, ou não, no mundo das artes.
Ressaltamos a vida, a ausência de tantos que já nos deixaram; as tragédias que abalaram culturas milenares, como a do Japão; a beleza de festas como as proporcionadas pelo frevo, pelo carnaval ou pelo samba, seja por aqui, pela Europa ou pelas ilhas de Cabo Verde; as festas populares, de Minas, Goiás, do Nordeste, do Sul e de todos os lugares; o bom humor e o lado cultural do futebol também ganharam espaço nestas páginas...
E assim vamos vivendo e sobrevivendo, seguindo em frente sem esquecer o passado, mas de olho bem aberto para com as coisas do presente e com coração pronto para o futuro.
Pra coroar um domingo tão especial, nada melhor do que ouvir o mestre soberano Tom Jobim, na parceria maravilhosa com Vinícius de Moraes, em Chega de Saudades...

3 comentários:

  1. Um blog que tem como característica a variedade temática, com textos leves, bem escritos, abordando temas humanos, artísticos, valores bem brasileiros, o melhor de nossa arte, sem xenofobia, por certo teria que fazer sucesso, como fez, e merecido.Orgulha-me ser amigo do bloqueiro, que me honrou ao inserir um texto de minha lavra na página inaugural. Toda a minha família é leitora assídua do blog. Vida longa, Zecablog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tio, parabéns pelos 200 mil acessos! E obrigada por nos brindar com tantos textos legais! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Zezão, caro amigo. Padrinho que sou deste blog, fico feliz em saber das notícias e dos limites alcançados. Bom sinal. Vida longa ao blog e ao seu escritor. Grande abraço.

    ResponderExcluir