sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Incêndio em Memorial é mais um descaso com a cultura

 
Nesta sexta-feira, que felizmente não é 13, quase que um incêndio destrói por completo o Museu da América Latina, em São Paulo. Nove militares do Corpo de Bombeiros ficaram feridos, dois deles em estado grave, mas a tragédia poderia ter sido maior ainda se o auditório Simon Bolívar, com capacidade para 1.600 pessoas, estivesse lotado. Segundo informações dos meios de comunicação, todo o auditório ficou destruído e, no bojo dele, uma tapeçaria de 800 metros quadrados, de Tomie Ohtake (foto acima).
Essa é mais uma tragédia ocasionada pelo descaso e desinteresse pelas coisas da cultura. A brigada de incêndio do Memorial não conseguiu conter as chamas, provavelmente porque não estava suficientemente preparada e equipada para agir numa circunstância como essa. Tiveram que chamar o Corpo de Bombeiros, e aí se perdeu muito tempo. Além disso, existe a informação de que o alvará do prédio estava vencido.
O memorial é um projeto desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, que morreu em 1997, com desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido no ano passado. A inauguração desse monumento foi em março de 1989, ano da primeira eleição direta, depois dos anos sombrios da ditadura militar. Que esses dois monumentos da nossa cultura nos perdoem por mais essa.

                                                               Foto de Leonardo Soares/Folhapress
As veias da América Latina sempre estiveram abertas para a exploração de impérios. Agora, essa cultura latino-americana, tão rica, está sempre sujeita ao descaso e à falta de investimentos. Isso sem falar na massificação da indústria cultural, com seus produtos descartáveis, feitos para consumo rápido, e anódinos.
Mas, relaxem. Fiquem calmos. Sentem-se em suas poltronas e aguardem, calmamente. Vem aí o Big Brother Brasil 2014. Quem perdeu a inscrição tem algo a comemorar. Segundo a produção do programa, os inscritos serão entrevistados na Cadeira Elétrica. Os escolhidos, privilegiados, vão participar do programa já com seus cérebros devidamente eletrocutados, ainda com aquele cheirinho de carne sapecada. Aí, sim, estarão aptos a ficarem expostos à curiosidade mórbida de milhões de brasileiros, que, com certeza, não têm nada de melhor pra fazer nessa vida.
Mas, estávamos falando de quê, mesmo? Ah, sim da combalida e abandonada cultura da América Latina, da qual honrosamente fazemos parte.
Que Atahualpa Yupanqui, com todos os caminhos de índios que construiu à base de muito talento, ao longo de toda sua vida, nos salve e guarde! E preserve nossa rica cultura latino-americana.
Ainda bem que hoje é sexta-feira, e não é dia 13.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário