sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mandela, como previsto, morreu, mas não deixou de existir


A humanidade está triste, mais pobre. Assustada, mesmo. Embora fosse previsível e esperada a morte de Nelson Mandela, o Madiba, o Pimpinela Negro, porque seu estado de saúde era precário desde junho deste ano, quando foi internado vítima de infecção pulmonar. Morreu, ontem, aos 95 anos de idade, dos quais 27 anos foram passados na cadeia, vítima do ódio do Apartheid, o sistema que combatia.
O mundo parou ao ser anunciada a morte de Madiba. Parou para reverenciá-lo porque sabe o valor da sua luta para a humanidade. E não apenas pelo valor do seu espírito combativo, mas também, e principalmente, pela grandeza ao conciliar a nação sul-africana, quando tinha todo o direito e poder suficientes para julgar e condenar seus adversários, inimigos, todos aqueles responsáveis por um dos regimes mais cruéis da história do continente africano.


Quando escrevi sobre Mandela aqui no blog, no dia 27 de junho, ele agonizava entre a vida e a morte. Tive a ousadia de dizer que poderiam desligar seus aparelhos, porque Madiba não morreria, jamais. Isso porque, na minha modesta opinião – e vou continuar a repeti-la sempre que preciso –, Mandela é mais do que um ser que nasce, cresce e morre. Mais do que a África do Sul, muito mais do que um continente dividido pela segregação racial, implodido pelo sangue de Sharpeville e reconquistado pela sua extraordinária capacidade de liderança, depois de passar 27 anos de absoluta humilhação na cadeia.
Com a memória de Mandela preservada, irretocável pelo valor dos seus atos, palavras e pensamentos, a humanidade tem a garantia de que ele continuará vivo. Daqui a cem anos, seu nome será lembrado, reverenciado como se ainda estivesse vivo, pela força de seus exemplos. Enquanto isso, seus detratores, seus carrascos, muitos deles já estão mortos, mesmo ainda vivos.
Mandela é o exemplo de que o sonho não acabou, nem acabará. É a confirmação de que o “fim da história” é apenas jogo de palavra. De que a humildade é uma das ferramentas mais eficazes na luta pelo bem comum. Desde Jesus Cristo, a humanidade tem alguns exemplos de Conquistas alcançadas graças a essa ferramenta tão rara, pouco disponível no coração dos homens. Mandela entra para essa galeria de nomes a serem preservados pela própria razão da sua existência.


E vamos em frente, com a esperança de que outros exemplos virão, na trilha deixada por esse homem simples, porém grandioso; criado na pequena aldeia de Qunu, onde será sepultado, mas de uma dimensão universal; humilhado durante décadas, mas que teve a grandeza de perdoar seus algozes pela razão de um bem maior.
As pedras quebradas por Mandela, durante 27 anos de prisão, hoje são alicerce desse sonho imenso, profundo e eterno. Ele soube juntá-las, organizá-las, de forma precisa e pacientemente. Sonho eterno, como Mandela, Madiba ou Pimpinela Negro.
Um dos maiores prazeres desse gênio da humanidade era ver o por do sol sul-africano ao som de Handel e Tchaikovscky. Então, façamos o seu desejo, certos de que ouviremos essas duas obras primas como se um novo sol estivesse nascendo no horizonte.
Viva Mandela, sempre vivo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário