Publicitário só não é mais desligado
do que músico. Liguei para a amiga Ana Santiago, queria dar
os parabéns pelo Dia Mundial da Propaganda e do Publicitário, que se comemora
hoje. Ela fez a pergunta óbvia: “parabéns por que, Zé?”. Nem lembrava. Nove em
cada dez publicitário não deve nem saber que o dia de hoje também é dedicado a
eles. São tão especiais que as comemorações por essa profissão acontecem duas
vezes no ano: 1º de fevereiro e 4 de dezembro.
Provavelmente nem se lembram dessas coisas
porque a cabeça deles anda num outro mundo: o da criatividade. Um universo que,
para ser frequentado e vivido, exige sensibilidade, bom senso, autocrítica, bom
gosto, cultura, em suma, uma inteligência refinada. Aprecio muito meus amigos
publicitários. É tudo gente boa.
Tenho verdadeira paixão pelo poder de
síntese. Aprendi a desenvolver, um pouco, essa habilidade no período em que fui
editor de primeira página do Jornal de
Brasília. O publicitário é necessariamente rico nesse quesito. Ou desenvolve
essa qualidade ou não conseguirá dizer tudo que precisa ser dito em poucos
segundos, poucas palavras, em um gesto ou apenas uma imagem.
A profissão passou a ser reconhecida a
partir de junho de 1965, com a promulgação da Lei 4.680. Já existiam os cursos
de Comunicação com especialização em Publicidade. A Lei veio apenas regulamentá-los.
Desde então, passaram a propiciar formação mais ampla nas áreas de ciências
humanas – psicologia, sociologia e antropologia –, com reforço em redação
publicitária, linguagem publicitária e criação.
A questão da ética também é
fundamental, nessa e em qualquer outra profissão. É só dar uma olhadinha na
história pra ver os riscos que corremos com publicidades enganosas. São
conhecidos os exemplos de que uma mentira dita muitas vezes pode virar verdade;
nem que seja por pouco tempo, mas será suficiente para provocar estragos.
Salve a propaganda de bom-gosto,
criativa e inteligente. Um grande abraço para os amigos publicitários e um
beijo grande para as amigas publicitárias. E até 1º de fevereiro.
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