quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Publicitário nem lembra que hoje é Dia Mundial da Propaganda


Publicitário só não é mais desligado do que músico. Liguei para a amiga Ana Santiago, queria dar os parabéns pelo Dia Mundial da Propaganda e do Publicitário, que se comemora hoje. Ela fez a pergunta óbvia: “parabéns por que, Zé?”. Nem lembrava. Nove em cada dez publicitário não deve nem saber que o dia de hoje também é dedicado a eles. São tão especiais que as comemorações por essa profissão acontecem duas vezes no ano: 1º de fevereiro e 4 de dezembro.
Provavelmente nem se lembram dessas coisas porque a cabeça deles anda num outro mundo: o da criatividade. Um universo que, para ser frequentado e vivido, exige sensibilidade, bom senso, autocrítica, bom gosto, cultura, em suma, uma inteligência refinada. Aprecio muito meus amigos publicitários. É tudo gente boa.
Tenho verdadeira paixão pelo poder de síntese. Aprendi a desenvolver, um pouco, essa habilidade no período em que fui editor de primeira página do Jornal de Brasília. O publicitário é necessariamente rico nesse quesito. Ou desenvolve essa qualidade ou não conseguirá dizer tudo que precisa ser dito em poucos segundos, poucas palavras, em um gesto ou apenas uma imagem.


A profissão passou a ser reconhecida a partir de junho de 1965, com a promulgação da Lei 4.680. Já existiam os cursos de Comunicação com especialização em Publicidade. A Lei veio apenas regulamentá-los. Desde então, passaram a propiciar formação mais ampla nas áreas de ciências humanas – psicologia, sociologia e antropologia –, com reforço em redação publicitária, linguagem publicitária e criação.
A questão da ética também é fundamental, nessa e em qualquer outra profissão. É só dar uma olhadinha na história pra ver os riscos que corremos com publicidades enganosas. São conhecidos os exemplos de que uma mentira dita muitas vezes pode virar verdade; nem que seja por pouco tempo, mas será suficiente para provocar estragos.
Salve a propaganda de bom-gosto, criativa e inteligente. Um grande abraço para os amigos publicitários e um beijo grande para as amigas publicitárias. E até 1º de fevereiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário