sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dois de Fevereiro é dia de saudar e fazer pedidos a Iemanjá


Dia 2 de fevereiro quero ser o primeiro a saudar Iemanjá. Como Brasília não tem mar, a saudação pode ser na Prainha mesmo, ali do lado da ponte Costa e Silva. Jogar flores e levar oferendas pra Rainha do Mar não precisa ser em águas salgadas. Onde tem água, Iemanjá reina e aceita reverências.
Meu pedido vai ser pra que fiquemos livres das intolerâncias, sejam elas religiosas, políticas, culturais ou sociais. Ando meio cansado dessa turma que joga praga contra as divindades do candomblé e abominam os pais e mães de santos dos terreiros. Gente que adora chutar imagens de santas – Nossa Senhora, principalmente – e quer por tudo acabar com estátuas e quadros de representações religiosas. Pelo fim das intolerâncias, cantemos a Iemanjá.
Tenho certeza que a Rainha do Mar vai atender meus apelos. Façam também os seus pedidos, ante essa homenagem belíssima de um rol de cantoras geniais e, a seguir, pelo canto valoroso e glorioso de nossa Maria Bethânia. Pra homenagear Iemanjá, claro, a voz que predomina tem que ser a das mulheres.
Beijos, boa noite e um feliz dia Dois de Fevereiro, dia de festa no mar, no ar, na terra e também nos lagos e rios.






3 comentários:

  1. Meu pedido é pelo fim de todas as espécies de intolerância religiosa, racial, sexual e ideológica..e viva a diversidade! Parece que alguém já desejou isso…então repito! E Viva a música da Bethânia! E o seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Ouvir Bethania no dia de Iemanjá já é um louvor. Mas o meu pedido também é por mais tolerância em vários contextos sociais.Fui até o mar e tomei um banho de Saravá!

    ResponderExcluir
  3. Amém. Deus seja louvado na terra e no mar. Viva iemanjá. Saravá. E que venha a água tão desejada.

    ResponderExcluir