domingo, 30 de março de 2014

Gilberto Gil está de volta numa bela homenagem a João

 
Gilberto Gil está de volta. Ao mundo musical, com sua voz afinadíssima e ritmada, que lembra o malabarístico Jackson do Pandeiro e o melodioso João Gilberto. Está de volta, depois de longo e tenebroso inverno dedicado à política, ao ministério político e cultural, que pode ter tudo a ver com sua visão de mundo, suas ideologias e concepções partidárias, mas que o deixou afastado dos palcos e dos estúdios de gravação por um longo período. Infelizmente.
Gil continua a fazer política. Diz que vai votar em Eduardo Campo e Marina Silva se os dois mantiverem-se unidos durante todo o processo da próxima eleição. Mas, isso é assunto para se discutir a partir de julho, quando começa verdadeiramente a campanha eleitoral.
O que importa é que Gilberto Gil está de volta ao estúdio para gravar um disco em homenagem a João Gilberto, seu ídolo maior e um dos maiores talentos da música popular brasileira. O bom-gosto começa pelo título: Gilbertos Samba. E vem com a proposta de mostrar o que existe de um em outro e vice-versa. Ao contrário de Gil Luminoso – um dos mais belos discos da MPB – o CD que está sendo lançado agora não é só voz e violão, como poderia parecer meio óbvio quando se pretende homenagear João Gilberto.
A produção está a cargo de Bem Gil e Moreno Veloso, filhos de Gil e de Caetano Veloso. O trabalho inclui palmas e percussões entremeando os sambas, e inclusão no contratempo até de toques suaves de marimba.
Esta gravação de Você e Eu, já disponível nas redes sociais, dá uma boa dimensão da qualidade e da beleza do trabalho que está chegando. É bom para fechar o domingo e nos ajuda a aguardar, em paz, a segunda-feira...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário