domingo, 30 de março de 2014

Meio século depois do golpe ainda há incertezas e injustiças


 
Enquete feita pela Folha de São Paulo, com 26 intelectuais e artistas, elegeu Caminhando, de Geraldo Vandré, e Apesar de Você, de Chico Buarque de Holanda, as duas canções mais emblemáticas dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. O golpe militar foi dado exatamente há 50 anos e até hoje suas sequelas se abatem sobre os corações e as mentes de milhões de brasileiros.
Prisões arbitrárias, torturas, assassinatos e desaparecimento de presos políticos marcaram esse período, que precisa sempre ser lembrado para que nunca mais ousem repeti-lo. E principalmente para que, nunca mais, sob o pretexto de marchar com Deus e a família, arautos de voz sonora da classe média deslumbrada e das elites reacionárias atrevam-se a abrir caminhos para novos retrocessos.
Meio século depois ainda há quem se aventure em falar em Marcha da Família com Deus pela Liberdade. São meia dúzia de trogloditas ainda isolados, mas é preciso denunciá-los, desmoralizá-los, antes que formem novas fileiras.
Uma boa oportunidade para ouvirmos essas duas músicas "campeãs" da resistência a um dos piores momentos da curta história política brasileira. A lição que fica desse desastre deve ser aprendida e ensinada para que o sacrifício de tantos jovens não tenha sido em vão.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário