quinta-feira, 5 de março de 2015

Mais dois discos confirmam talento do bluseiro Celso Salim


Grata surpresa foi ganhar o CD To The End of Time do blueseiro Celso Salim, lançado no ano passado. O presente me foi dado pelo amigo Douro Moura, que assina as letras de oito canções das onze que compõe o disco, em parceria com o próprio Celso Salim. Douro também trouxe, como brinde, o CD da banda The High Head Hunters, que marca o encontro musical de Celso Salim com o vocalista Rafael Cury, ambos brasilienses. Neste disco, o amigo Douro Moura fez as letras de sete das dez canções do projeto.
Celso Salim é uma das mais agradáveis revelações do mundo musical brasileiro deste século, por consequência, deste milênio. Esse brasiliense, que tem o blues na alma, teve a oportunidade de estudar música no Musicians Institute, de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde recebeu o prêmio de aluno destaque, participou de uma banda de blues e gravou seu primeiro CD, Lucky Boy.


Retornou ao Brasil para iniciar sua carreira solo, no ano de 2000. De lá pra cá, viu sua carreira deslanchar no âmbito nacional e internacional. Celso Salim é hoje considerado o melhor guitarrista de blues no Brasil. Seu terceiro CD, intitulado Big City Blues, recebeu vários elogios da crítica brasileira e de fora. A faixa que leva o nome do disco ganhou o título de “melhor composição de Blues” no ano de 2008, no concurso americano de composição IMA (International Music Awards).
O cantor Rafael Cury (na foto, com Celso) também estudou no Musicians Institute, e foi por lá que conheceu Celso Salim, pelos idos de 1998. Gravaram juntos Lucky Boy e, de lá pra cá, fizeram vários trabalhos em parceria, principalmente a partir do ano 2000, quando Celso voltou para o Brasil. O CD The High Head Hunters, mesmo nome da banda e também lançado no ano passado, é inspirado nos rocks americanos dos anos de 1970. 
Esses dois brasilienses ganharam o mundo e estão ajudando a enriquecer o cenário musical brasileiro. Quem não conhece essa dupla não sabe o que está perdendo. Sugiro que comprem e ouçam os dois discos citados aqui e lançados em 2014. Abaixo uma pequena amostra: Celso Salim canta com Rodrigo Mantovani a faixa que dá nome ao disco e foi composta pela dupla Celso e Douro Moura.
Obrigado, Douro. Valeu por demais!

2 comentários:

  1. Zeca, muito obrigado pela bela matéria.
    Um abraço,
    Celso Salim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, este espaço está aberto para cultura e trabalhos valiosos como os que você tem feito serão sempre bem-vindos. Abraço.

      Excluir