sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Blog pede licença à cultura e adere ao #elenão!

Liberdade de Expressão. Parece pouca coisa, mas, é uma das mais belas e fundamentais conquistas da humanidade. Mesmo assim, historicamente, é talvez o bem mais ameaçado e vilipendiado da civilização. Os poderosos, os donos do poder, e até mesmo os pretendentes e candidatos a poderosos, têm pavor da liberdade de expressão. E isso vem de antanho, desde a antiguidade, passando pela condenação de Sócrates, pela crucificação de Jesus Cristo, a condenação de pensadores como Giordano Bruno, até as ditaduras mais recentes, como a do Brasil, que se utilizou da tortura e do assassinato para se impor à sociedade.
A cultura é a maior vítima desse incessante combate dos poderosos à liberdade de expressão. É essa a preocupação do ZecaBlog neste dia 28 de setembro em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Expressão. Temos dedicado nossos esforços e preocupações à cultura, entendida no seu sentido amplo das diversas manifestações artísticas, dos comportamentos e ações presentes nas sociedades. Temos evitado falar de política, principalmente de partidos e campanhas eleitorais.

Pedimos licença, no entanto, aos leitores, para fazer uma manifestação de repúdio exclusivamente à candidatura do senhor Jair Bolsonaro à presidência da República, por tudo que ela representa de ameaça à Liberdade de Expressão, esse bem que hoje comemoramos em todo território brasileiro.
A campanha desse candidato, suas opiniões, declarações e o pensamento político-ideológico são, indiscutivelmente, uma ameaça não apenas ao direito que conquistamos de livre manifestação do pensamento, mas também, às instituições democráticas – todas elas! –, às mulheres, aos homossexuais, aos negros, às esquerdas, aos intelectuais, artistas e às minorias diversas.
Políticos como esse não podem ser exaltados como solução para nada no universo da política e da administração pública. Os exemplos históricos do fracasso de sociedades que deram respaldo a esse tipo “salvador da pátria” são assustadores. E o primeiro alvo dessas “lideranças” é justamente, sempre foi, a cultura, a quem esse espaço, desde o início, se propôs a defender, divulgar e estimular de forma incessante e ampla.


Não por acaso a imensa maioria das mulheres está se mobilizando para enfrentar essa ameaça ao país, suas instituições e à nossa liberdade de expressão. As mulheres, diretamente atingidas e ofendidas pelo candidato, mostram mais uma vez que são possuidoras de uma sensibilidade invejável e inquestionável.
Pela cultura! Pela Liberdade de Expressão! Pelo Brasil!

#ELENÃO!

2 comentários: