quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Primeiras Impressões de Carol Panesi parecem definitivas


Uma das mais belas e interessantes surpresas do mundo musical neste ano de 2018 é o CD Primeiras Impressões, de Carol Panesi, multi-instrumentista, vencedora do Prêmio Profissionais da Música de 2018, na categoria Autora e finalista do Samsung E-Festival Instrumental de 2017. Todas as 14 músicas do disco, que ficou pronto em novembro de 2017, são de autoria apenas de Carol, com exceção de Forró do Marajó, que compôs com Salomão Soares.
Essa carioca da gema é universal, e usa seu talento musical para passear pelo samba, frevo, jazz, choro e forró. Conta com o acompanhamento de instrumentistas como Salomão Soares, no piano e sanfona; Guegué Medeiros, na bateria; e Jackson Silva, no contrabaixo. Mas, não fica por aí. Tem também a participação do compositor Hermeto Pascoal e do Quarteto Iapó, com Wanessa Dourado, no violino; Elisa Graciela, na viola; e Thiago Faria, no cello.


Carol passei pelo mundo musical fazendo homenagem a pessoas ou a algo do seu mundo cultural. Em Boas Vibrações, homenageia o irmão Lucas; Abrindo Caminho é dedicada ao amigo Sá Reston; Pro Rafa, ao amigo Rafael Rocha; No Balanço da Léa, em homenagem à Léa Freire; Ganhando Asas, inspirada em suas referências musicais de Itiberê Zwarg e Hermeto Pascoal; Aboio, em referência ao nordeste; A Cara Dela, inspirada na musicista Clarice Assad e dedicada a todas as mulheres. Completando o repertório, a artista também assina as canções: Ansiosa, Paz, Impressões, Hermeto e as formiguinhas, Forró do Marajó, Constelação Universal e Meu Primeiro Frevo.
Depois de ter feito estudos no Conservatório Brasileiro de Música, Carol Panesi integrou durante 13 anos o Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem gravou três álbuns e um DVD como trompetista, violinista e pianista. Ela mesma diz que a música a acompanha desde sempre, assim com a criação.


Em 2016, deixou o Rio de Janeiro em busca de novos caminhos e novas parcerias sonoras. “São Paulo rapidamente me proporcionou o feliz encontro com Guegué Medeiros (bateria), Salomão Soares (piano), Jackson Silva (baixo), que formam comigo o Carol Panesi & Grupo”, conta orgulhosa e com a felicidade de quem encontrou seu mundo musical.
Esse disco Primeiras Impressões é uma joia rara. Coisa fina. Na minha modesta capacidade de avaliar, tem tudo para conquistar o título de melhor CD lançado em 2018. Carol tem uma capacidade extraordinária de fazer soar os detalhes dos mais variados contextos musicais por onde ela passeia, seja quando está ao piano, ao violino ou com o trompete. Gostei do que diz o site dela: “a música é o farol que guia Carol”.
Recomendo. Um disco imperdível e que vai marcar presença na história musical brasileira. Vejam e ouçam essas maravilhas...



Um comentário: