quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dia de homenagear o talento dos nossos compositores


Compor é uma das belas artes do engenho humano. Seja compor uma melodia, uma letra ou os dois juntos. Compor um música é a arte de combinar sons e silêncios desde os tempos em que os humanos habitavam cavernas. A arte rupestre traz figuras que parecem cantar, dançar e tocar instrumentos.

O Dia Nacional do Compositor foi criado pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que foi presidente da União Brasileira dos Compositores (UBC). Sua filha, Yaçanã Martins, relata que o pai foi um grande incentivador da música brasileira e colaborou de forma efetiva para a valorização dos músicos no Brasil. Pixinguinha, um dos grandes nomes da nossa música, comentava que devia sua aposentadoria a Herivelto.

Além de Pixinguinha (na foto com Tom Jobim), a exuberância da música brasileira e todo o respeito e reconhecimento que ela tem fora do país, deve muito a Villa-Lobos, Carlos Gomes, Tom Jobim, Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Luiz Bonfá, Caetano Veloso e tantos outros. Muita criatividade, diversidade de ritmos, estilos e influências europeias e africanas, tudo coroado pela capacidade significativa de bons letristas.

Chiquinha Gonzaga (foto abaixo), por todo seu talento e posições políticas arrojadas para o final do século XIX e início do século XX, merece ser o instrumento para se homenagear todos os compositores brasileiros no dia de hoje. No próximo 17 de outubro, fazem 153 anos de seu nascimento.

Coerentemente e reforçando essa visão, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro gravou um videoclipe com a canção Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga, sendo interpretada apenas pelas instrumentistas mulheres da orquestra. Uma forma de participar também do Outubro Rosa – campanha destinada a alertar a mulher para os riscos à sua saúde.

Nesse universo da composição, tive o prazer há alguns anos de compor a letra de Desvario, uma parceria com o músico Ocelo Mendonça, instrumentista da orquestra. A canção foi gravada pela bela voz de Leonel Laterza. Na sequência o vídeo dessa música.

Viva os compositores nacionais, a quem devemos muito pelo tanto que abrilhantaram a nossa cultura musical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário