sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O pão nosso de cada dia nos dai hoje e sempre

Um alimento sagrado, essencial, saboroso e antigo. Esse é o pão nosso de cada dia há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Era, então, considerado um alimento básico e um símbolo de poder. Aqueles preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.

O historiador e especialista sobre esse produto, Augusto Cezar de Almeida, lembra quão importante é o pão para a humanidade e conta os detalhes da sua origem. “Desde os primórdios, os grãos eram consumidos de forma bruta, comidos crus”, revela. Acrescenta uma versão curiosa, sustentada por vários historiadores, de que “por acidente, os pães – que eram formados numa pasta mascada na boca, pasta essa feita de mingau – caíram em cima de uma pedra quente, em uma fogueira e, a partir dali, gerou-se uma massa assada”.

O produto chegou ao Brasil por meio dos portugueses. O primeiro documento que narra um brasileiro consumindo pão foi a carta de Pero Vaz de Caminha. Os índios não deram muito valor ao produto. Provavelmente por que não estavam acostumados. Os produtos que consumiam aqui eram derivados da mandioca e típicos da região.

Os pães que foram provados pelos índios estavam armazenados em navios há vários dias. Eram muito rústicos e provavelmente, duros também. “Por isso não deve ter sido muito fácil aceitar”, diz Almeida.

Eu sou do tempo em que as famílias recebiam, de madrugada, o pão nosso de cada dia em casa. O morador deixava pendurado na porta, ou no portão, uma sacola de pano. O padeiro passava e deixava o pão quentinho, fresquinho e cheiroso. Mais saboroso, impossível.

De vez em quando não resistíamos à tentação e tomávamos emprestado alguns desses produtos. Principalmente quando acordávamos bem cedo para nossas aulas de educação física. Depois, era só confessar ao padre, fazer a penitência devida e ficava tudo bem. Não era pecado mortal.

Na adolescência, na pequena Uruaçu, de muitas noitadas e serestas, cultivávamos o hábito de fechar a noite passando por uma padaria (na realidade, uma casa ou um local de fazer pães, que depois eram distribuídos pelas residências, bares e restaurantes). Pegávamos aquele pão quentinho e lambrecávamo-no de manteiga, que derretia... Huuuuum, que delícia! Bom demais da conta!

Hoje, dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída pela International Union of Bakers-Confectioners (UIB), há doze anos, com o objetivo de homenagear o alimento.

O pão é saboroso e combina com diversos tipos de comida. Não acredito em café da manhã sem pão. Pode ter tudo, frutas, cereais, salsichas, bacon, sucos, leite, café, mas se não tiver pão, de preferência quentinho, não é café da manhã.

Saudemos o pão e toda a cultura que existe em torno desse produto tão especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário