quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Brasil perde 0,5% da população idosa em meio à pandemia


Idoso no Brasil virou sinônimo de entulho, problema que precisa ser resolvido antes que comece a cheirar mal; urge que seja removido e substituído por peças produtivas. O coronavírus tirou a roupagem da desfaçatez, deixou o aposentado nu e os idosos passaram a ser mera estatística, números que traduzem ou conduzem determinadas realidades.


Como resultado da ação do coronavírus, num país onde não existiu coordenação nacional para enfrentamento da pandemia, o Dia Internacional do Idoso é comemorado hoje (1º/10) no Brasil com menos 100.818 pessoas com mais de 60 anos, todas vítimas da Covid-19 em pouco mais de seis meses de pandemia.


Esse dado foi fornecido pela economista Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea e especialista em envelhecimento. Este número significa cerca de 11% do total de óbitos de idosos verificados em todo o ano de 2019. Representa, ainda, uma redução de quase 0,5% na população de idosos em 2020.



O Brasil caminha na contramão de todas as propostas que circulam pelo planeta relacionadas aos idosos. Vários organismos internacionais reconhecem que o desenvolvimento só será possível se for inclusivo para todas as idades. No nosso país, com a chegada da “gripezinha” que já matou mais de 143 mil pessoas, ficou evidente que a cultura do individualismo é danosa sobre todos os aspectos. Serviu para escancarar, também, que a desigualdade está na origem de todos os problemas.

As populações idosas aumentam mundo afora. À medida em que as taxas de fertilidade diminuem, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais hoje tende a triplicar, devendo alcançar cerca de dois bilhões em 2050. Na maioria dos países, o número de pessoas acima dos 80 anos deve quadruplicar para quase 400 milhões.


No Brasil, em 2030, o número de idosos vai superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos significativos na saúde, apontando para o valor que tem a organização da rede de atenção à saúde.


É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos, e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento. Portanto, ingressei nessa estatística mundial já há seis anos.


Não há o que comemorar este ano no Dia Internacional do Idoso para quem vive num país que perdeu o rumo. O comandante dessa nau chamada Brasil parece ter ido ali conferir se a Terra é de fato plana, se a população está sendo devidamente armada, se temos cloroquina suficiente para evitar a morte de algumas pessoas que vão morrer mesmo... os idosos. 

Como diria o músico Tom Zé: Lá vai a Terra meus filhos/ levando seus assassinos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário