quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dia de Lavar as Mãos... não como Poncio Pilatos!


Hoje é Dia Mundial de Lavar as Mãos não como fez Poncio Pilatos. Um perigo não explicar isso para milhares de brasileiros que, anestesiados, fingem não enxergar a realidade. Fazem vista grossa para a tragédia que se abateu sobre o país em função do novo coronavírus e suas consequências nefastas. Também não querem ver o que está acontecendo de um modo desastroso e assustador na saúde, educação, meio ambiente, cultura, política e economia.

Gente, hoje é dia de lavar as mãos com água e sabão para que todos se conscientizem de que esse sempre foi o melhor método para se combater a transmissão de doenças! A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar essa atitude simples e eficaz, e fazer com que ela faça parte do cotidiano de todos.


“A doença vai embora junto com a sujeira. Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira”. Lá nos anos de 1980, o compositor Arnaldo Antunes já alertava para essa questão ao compor “Lavar as Mãos”. A música foi sucesso no programa infantil Castelo Ra-Tim-Bum. Mostrava quão importante é para as crianças e adultos a higienização das mãos, que precisa acontecer diariamente e com frequência.

A proliferação do coronavírus pelo mundo, causando a pandemia da Covid-19, veio reforçar a importância de lavar as mãos. Mas, isso serve também para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses. Água e sabão nunca são demais.
 


Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água abaixo a infecção trazida por vírus e bactérias.

Depois desse ato, são importantes também, em tempo de pandemia, o uso de máscaras, a observação de distanciamento para com outras pessoas de forma a evitar-se aglomerações. E, claro, saber que a doença não é uma gripezinha. Ela mata e já ceifou a vida de mais de 150 mil pessoas no Brasil.


Parem de lavar as mãos como Poncio Pilatos! Lavem as mãos como determina e orienta instituições e órgãos de saúde! Não temos o direito de esquecer que as mãos estão limpas também quando são usadas para a prática do bem, salvar vidas, ajudar as pessoas, proteger o meio ambiente, educar crianças e ao serem usadas para viabilizar a comunicação com aqueles que sofrem algum tipo de deficiência.

Com a palavra, e com as mãos limpas... Arnaldo Antunes.

2 comentários: