sábado, 8 de janeiro de 2022

Fotografia é a junção de arte, esforço e muito talento


Se há uma turma para a qual confesso grande admiração e respeito é o pessoal da fotografia, mais especificamente os meus colegas repórteres fotográficos. Turma de garra, talento, coragem e precisão. Se não tiver essas qualidades não sobrevive no mundo da fotografia.

Falo isso porque no Brasil hoje (8/1) se comemora o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. No restante do mundo, a comemoração ocorre no dia 19 de agosto. Foi nessa data, no ano de 1840, que foi apresentado na Academia de Ciências da França, em Paris,  o Daguerreótipo, o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala na história.

O instrumento foi criado em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre e fabricado por Alphonse Giroux. A imagem era captada por meio de exposição manual, por cerca de 25 minutos, para ser grafada numa placa de prata sensibilizada por vapor de iodo. Na sequência, o contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, formando uma imagem latente, revelada posteriormente com o uso do vapor de mercúrio. A fixação era feita com hipossulfito de sódio. O resultado é uma imagem detalhada, em positivo e em baixo relevo.

O Daguerreótipo foi utilizado na Europa durante a década de 1840 e meados da década de 1850. No Brasil, seu uso se estendeu até o início da década de 1870. Mas foi nos Estados Unidos que a daguerreotipia teve maior popularidade, sendo praticada até a década de 1890. Em 2010 um exemplar foi vendido, por 732 mil Euros (R$ 1,638 milhão), em leilão realizado pela galeria Westlicht, em Viena.


Apagão no Plenário, por Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pura magia que, num passe de mágica, graças ao desenvolvimento tecnológico, nos fez chegar à fotografia digital, arquivada nas nuvens e divulgada simultaneamente no mundo pelas redes sociais. Basta um clique.

Fantástico esse universo da fotografia que conjuga talento com muito trabalho. O resultado é arte na mais sublime expressão da palavra: beleza que nos emociona e leva à reflexão crítica da vida e do mundo em que vivemos.

Parabéns aos fotógrafos! E viva a fotografia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário