quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Festival de Música mistura desfile de moda e grafite

 

O Festival de Música Negra é uma mistura bem brasileira que está acontecendo em Brasília (DF), desde ontem (24/9), estendendo-se até amanhã (26/9). Além da diversidade de ritmos e estilos, nesta quinta-feira, o evento terá o desfile da coleção “Maktub: O destino da moda é você”, com worshops, sendo um deles de customização de roupas com graffiti, e um pocket show com os rappers Rivas e Ravel, acompanhados da DJ Tânia. Melhor ainda: tudo acontece na Praça da Bíblia, em Ceilândia.

A coleção é da professora de moda Rosangela Buerger, desenvolvida dentro de conceitos que destacam sustentabilidade, economia circular e criativa e inclusão social. Há mais de 42 anos, ela se movimenta no universo da moda, dos bastidores, passando pela sala de aula, até a criação. A professor assegura que “Maktub é uma demonstração concreta de como a arte e a cultura, em suas mais diferentes manifestações, têm a capacidade de transformar e melhorar o mundo em que vivemos”.

A coleção dialoga com a Street Art, através do graffiti e, embora bastante contemporânea, flerta com o clássico, trazendo peças de alfaiataria, por exemplo. A técnica escolhida por Rosangela foi, predominantemente, a da customização, o que evidencia o caminho da sustentabilidade.

A professora e criadora da coleção acrescenta que “do processo de concepção à confecção, chegamos a looks exclusivos, e, com base no reaproveitamento de algumas peças, mesclamos tecidos nobres como o linho, rendas, tules e cambraias de linho com o nosso jeans do dia a dia”. Rosangela esclarece que foi possível “dar o mesmo peso à criatividade e à responsabilidade na construção das peças para reforçar o compromisso com o consumo e produção consciente”.

Além de todo o conceito e estilo envolvido, Maktub recebeu uma camada extra de arte com a intervenção dos pinceis e sprays do grafiteiro Rivas. Segundo ele, “as peças buscam interagir e intervir de forma real com o cotidiano urbano através de cores, letras, palavras, personagens e frases que protestam e fortalecem a paz, esperança e fé num amanhã sempre melhor”.

A escolha do local de apresentação da coleção é estratégica, considerando um dos objetivos do projeto de descentralizar os eventos de moda, levando para as regiões periféricas autoestima, arte e oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário