quinta-feira, 12 de abril de 2012

Portela perde Jabolô das lendas e mistérios da Amazônia

Como bom mangueirense, aprendi muito cedo a apreciar o que tem de belo em outras escolas, como a Portela, por exemplo. Principalmente pela sua velha-guarda, seus sambas maravilhosos, os desfiles inesquecíveis e um batalhão de compositores de talento. Hoje a Portela perdeu um desses grandes criadores de sambas de enredo da história dos desfiles do carnaval carioca. Um cidadão que tinha o surpreende nome de Dinckel Martins e um apelido ainda mais exótico: Jabolô.
Compôs, em parceria com Catoni e Waltenir, um dos mais belos sambas de enredo de todos os tempos: Lendas e Mistérios da Amazônia, que foi gravado por vários intérpretes, entre eles, Chico Buarque de Holanda, que podemos ouvir no áudio abaixo. O samba deu à Portela, em 1970, o seu último título de campeã sozinha do carnaval carioca.
Jabolô também compôs a canção Perdi a Namorada, que fez sucesso na voz da divina Elizeth Cardoso, e Tem Zoeira, que foi interpretado por Marquinhos de Oswaldo Cruz. O compositor era figura festejada nas feijoadas da Portela, que são realizadas todo mês. Tinha 85 anos e seu corpo será enterrado amanhã, às 10h00, no cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Não dava pra dormir sem deixar aqui minhas homenagens a mais um grande sambista que é chamado pra engrossar a roda de samba lá do céu. A Portela e todos nós ficamos mais pobres, mais os bambas lá de cima ganharam um belo reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário