sexta-feira, 25 de maio de 2012

Casuarina, a grande revelação da MPB neste século

Casuarina é uma árvore nativa do Hemisfério Sul que lembra muito o pinheiro. É também nome de um conjunto de samba e de choro do Rio de Janeiro, uma das melhores revelações da música brasileira deste milênio. Casuarina é como a árvore, resistente aos ventos contrários e aos períodos de seca, tão comuns na nossa música de algumas décadas pra cá.
A árvore é boa pra fazer carvão, fonte de energia pura. Os arborígenas da Austrália a utilizam na fabricação de bumerangues, mas também serve para construir assentos e bastante utilizada nas construções rurais como cercas, telhas, compensados, mastros, cangas, remos e até bengala. Também está presente no universo da música: é utilizada na construção de pernas de piano. Ah, sim, também dá fruto, uma pinha de pequenas dimensões.
Ou seja, o conjunto carioca, que surgiu no ano de 2001, foi muito feliz na escolha do nome. Casuarina é tudo isso e muito mais no universo da música brasileira deste século e do milênio. É pau pra toda obra, com muita energia e fôlego para enfrentar as mazelas causadas por tanta mediocridade solta no ar.
O grupo é formado por Daniel Montes (violão de sete cordas), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais). Já gravou quatro CDs e um DVD, participando de vários discos e shows de outros artistas da MPB.
Pra abrilhantar ainda mais esta nossa sexta-feira, que ninguém é de ferro, uma bela apresentação do grupo Casuarina no Sr. Brasil, cantando Súplica Cearense (Gordurinha e Nelinho), enquanto Rolando Boldrin declama um poema de Olegário Mariano. Depois pra matar a saudade de Sidney Miller, o samba É Isso Aí.

PS: Este post é uma homenagem ao amigo, médico, violonista e cantor Jorge Luiz de Carvalho, o Jorginho que tanto aprecia Casuarina e Sidney Miller.





5 comentários:

  1. Ô Zé, só voce poderia me presentear assim. O Casuarina tem um disco novo na praça e me pareceu que esta bom. Estou curtindo muito o Oasis da Bethania que ouvi em sua casa. Um beijão em todos ai
    Jorge Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, amigo. Casuarina é a sua cara. O trabalho deles é muito bom. Já estou de olho (e ouvidos) no novo CD da turma. Vamos em frente nesse nosso compromisso de resgatar e valorizar o que há de bom na nossa música.

      Excluir
  2. boa tarde Zeca gostaria que escutasse LIsa Mineiro tem no You tube e desse sua opinião sobre essa menina tem duas musicas dele ( Tormento da Paz e Prece) dizem que está impressionando nas suas apresentações no circuito das aguas Paulista

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo. As gravações dela que eu localizei no Youtube - Prece e Tormento de Paz - estão com a qualidade do áudio muito ruim. Eu não consegui ouvir direito a melodia nem entender a letra. Uma pena, porque a impressão é a de que se trata de uma boa artista. Se você tiver alguma gravação dela com melhor qualidade de som, pode ser apena o áudio em MP3, manda pra mim, por gentileza. Grande abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enviei no seu e-mail, em relação ao Casuarina, eles etarão se apresentando no festival de Inverno da cidade de Amparo no mês de Julho, moro nessa cidade e geralmente tem muita gente boa que se apresenta nesse festival, a Lisa Mineiro se apresentará ao vivo no dia 09/07/2012 com transmissão pela radio Cultura FM 102,9 no Palco Cultura.

      Excluir