quarta-feira, 30 de maio de 2012

Novo talento na arte plástica brasileira é de Paracatu

Canela de Ema
Vestidos de Seda
O universo das artes plásticas é fantástico e fascina a humanidade desde os primórdios da civilização. Este mês não é apenas o das flores, mas também dos artistas plásticos, que são e foram justamente homenageados no dia 8 maio. O artista plástico é, geralmente, pessoa dotada de talento e de sensibilidade à flor da pele. Conheço vários desses privilegiados. Eles sempre nos causam agradáveis surpresas.
Uma das mais recentes revelações neste setor é a artista plástica, antropóloga e grande amiga Emília Ulhoa, doce figura, lá das bandas de Paracatu (MG), terra fértil em artistas e intelectuais. Confesso que já conhecia os trabalhos da Emília há algum tempo, mas, nesta era de convivências virtuais e comunicação on line, os desenhos da artista passaram a circular mais livremente, e estão se tornando conhecidos para um público bem mais numeroso do que os privilegiados amigos dela.
Mata e Canoas
Emília tem postado desenhos lindíssimos no Facebook, como se fossem Aquarelas da era digital. Seu trabalho mostra rara sensibilidade, com temas variados e sempre muito bem focados na cultura brasileira. Desenhos que captam cenas da nossa fauna e flora, valorizando nosso povo de forma sempre engajada, mas sem perder a ternura, jamais.
Os índios brasileiros, mulheres e paisagens nacionais e de outras regiões do planeta também estão presentes nos trabalhos até aqui apresentados pela Internet. Os comentários dos internautas dão uma justa dimensão da capacidade de aceitação desses trabalhos. Postei aqui apenas uma pequena amostra. Existem outras joias raras.
Meu Jardim
Recentemente, em visita ao casal Emília e Luiz Henrique Perez, eu e a Stela fomos presenteados com um belo livro, de tiragem limitada, com desenhos a ilustrar textos poéticos de Tristão Botelho, outro paracatuense de talento e de invejável bagagem cultural. Os textos poéticos lembram haicais, sem, no entanto, submeterem-se à fórmula tradicional dessa arte de origem japonesa. Mas, sobre esse livro, Emília e Tristão, eu gostaria de falar num capítulo à parte aqui no blog.
As artes plásticas brasileira vivem um momento interessante de renovação, com o surgimento de novos talentos. Boa oportunidade para que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) volte a valorizar exposições com trabalhos dessa turma, a exemplo da Nova Arte Nova, que foi realizada no primeiro semestre de 2009.
Siriema
O presente para os artistas plásticos no dia 08 de maio de 2013, daqui a um ano, poderia ser uma nova edição daquela exposição, incluindo outros nomes como o de Emília Ulhoa. Também pra homenagear esses artistas plásticos, neste mês de maio, segue abaixo Maria Bethânia, com toda sua plasticidade, cantando Reconvexo – a música mais plástica da MPB, que inclusive ressalta vários gênios desse universo.



4 comentários:

  1. Legal! País cheio de talentos este nosso! Paracatu também é uma jóia do período colonial, na fase minerífera, praticamente fez parte de Goiás...abs a todos vcs...

    ResponderExcluir
  2. Emília, eu e o Gilberto ficamos encantados, sua arte é cheia de Luz, conhecimento do que as cores são capazes,muito delicada,cheia de doçura, são retratos da sua
    pessoa, queremos ver, isso é possível? Onde estão essas maravilhas? Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Emília e seu país de maravilhas...aí em Paracatu mora o Xico, psicólogo dublet de fazendeiro, gente boa. To mundo mundo Paracatulin(d)a... Sorvo! Ítalo Campos - Vitória-ES

    ResponderExcluir
  4. REalmente, um grande talento! Parabéns para a artista e para o Blog que divulga coisas tão belas!
    abs,
    Melissa

    ResponderExcluir