terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carnaval em Goiânia ganha a proteção de Iemanjá este ano


O Carnaval dos Amigos – a maior festa carnavalesca do Centro-Oeste brasileiro – ganhou um charme a mais para este ano. A explosão de alegria vai acontecer no dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, com as graças e as bênçãos de todos os santos e orixás que comandam o reinado de Momo. Goiânia, mais uma vez, vai parar no sábado anterior ao sábado de Carnaval, na 11ª edição da festa puxada e comandada pelo Bloco dos Amigos.
Tudo começou em fevereiro de 2003, quando um grupo de amigos criou um bloco para sair pelas ruas de Goiânia, anunciando o Carnaval oficial que viria uma semana depois. Surgia, então, o Carnaval dos Amigos, regado a muito chope, feijoada, frevo, marchinhas, confetes e serpentinas. 
O Bloco dos Amigos criou a tradição de se concentrar num salão – antes era no Flamingo, agora, no Oliveiras Place – do meio-dia até o final da tarde. Depois desce a avenida T-4, conduzido por uma tradicional bandinha carnavalesca, até desaguar no Vaca Brava, onde a festa entra pela noite adentro.
A brincadeira deu certo. Novos blocos surgiram, com o mesmo espírito carnavalesco, e a festa tornou-se tradição na capital goiana. Entrou para o calendário cultural de Goiânia, tem apoio dos meios de comunicação, da Prefeitura, e o desfile, pelas ruas, é acompanhado e aplaudido por moradores.
Faltam apenas 18 dias para o Carnaval dos Amigos. Ou seja, é pouco mais ainda há tempo de sobra pra preparar a fantasia, de preferência inspirada nos Orixás, que, sob a batuta da rainha dos mares, vai nos conduzir ladeira abaixo.
Axé, meu amigo, e que Iemanjá nos proteja e nos guarde! Enquanto isso, vamos ouvindo umas marchinhas carnavalescas pra esquentar os tamborins, na voz da talentosa e sempre querida Beth Carvalho.



5 comentários:

  1. Li seu texto arrepiando de ansiedade, prazer e emoção de fazer parte dessa linda festa (pra mim, a melhor festa do ano). Adorei Zé... E vamos treinando o gogo pra cantarolar os sambas e as marchinhas, e o samba pra fazer bonito na avenida!

    Axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vanderlei. Essa festa é nossa e já está incorporada ao calendário cultural de Goiás. Vamos que vamos para mais um Carnaval dos Amigos cheio de alegria. Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá Zeca,
    O blog está de cara nova, ficou bonito...
    OLha, nesse carnaval vamos comemorar o começo de um novo tempo, que possamos viver a paz tão almejados,que cheguem os bons ventos como um presente trazendo saúde, alegria e contentamento, prova de amor infinita desse universo lindo e cheio de sabedoria, sobre o qual não sabemos quase nada.Feliz 2013!
    abraços dessa capixaba
    renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Renata. O Carnaval é uma festa mágica, por isso mesmo pode sim trazer novos e bons ventos. Que bom que você gostou da nova cara do blog. Sua opinião é importante para esse nosso modesto trabalho. Obrigado e um forte abraço.

      Excluir
  3. Do amigo Nélio Bastos, animado e assíduo folião do Carnaval dos Amigos, recebi o seguinte:
    "Que venha esse Bloco, momento mais do que esperado. Que a Senhora Mãe das Águas lave as mágoas que porventura subsistiram em nós e as transforme em felicidade e liberdade do reino de Aiocá, para que reguemos a nossa folia com a mais cristalina das alegrias. Abraço."

    ResponderExcluir