quinta-feira, 28 de março de 2013

Grandes espetáculos vão a SP mas não chegam a Brasília

Teatro Nacional, belo e agradável, precisa de reforma e de espetáculos 
Fico morrendo de inveja ao ler no Caderno 2, do Estado de S. Paulo, que os paulistanos têm opção, no intervalo de menos de uma semana, de assistirem a espetáculos musicais de alto nível. Nesta semana, um recital solo do violoncelista grego Dimos Goudaroulis e, na terça e quarta-feira da semana que vem uma das principais meios-sopranos da atualidade, a búlgara Vesselina Kasarova vai interpretar canções e árias de Mozart e Rossini.
Já escrevi no blog sobre a escassez de espetáculos culturais em Brasília, tanto no universo de músicas eruditas ou mesmo popular, apresentações teatrais, balé e óperas. Até que nos últimos dois anos, tivemos alguma coisa de relevante, como o Festival de Ópera. Mas é muito pouco para a capital da República que tem público em condições de apreciar e pagar por grandes espetáculos.
No caso de Vesselina Kasarova ainda é compreensível por ser a sua primeira apresentação no Brasil. O caso de Dimos é diferente. Ele abraçou o Brasil 17 anos atrás, já fez várias apresentações em solo nacional, portanto, pode a qualquer momento ser convidado para um recital no Planalto Central.
O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, que vem fazendo um bom trabalho, precisa encontrar mecanismos que garantam recursos, investimentos, parcerias e patrocínios, de forma a colocar Brasília no roteiro desses grandes espetáculos. Se uma apresentação do nível das que foram citadas vem ao DF, isso abrirá portas para que se apresentem também em Goiânia, a menos de 200 quilômetros de Brasília e com uma vida cultural bem interessante.
Está faltando planejamento para que isso possa se tornar viável. Dos pequenos detalhes – como a redução de benesses para convidados do Governo, o que encarece as apresentações por aqui – até a formação de convênios com hotéis, empresas e universidades. E, claro, culmina com a necessidade de reforma urgente do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A Secretaria de Cultura anunciou para junho deste ano o início da reforma dessa que é uma das belas casas de espetáculo do cenário cultural brasileiro.
Enquanto não conquistamos todos esses sonhos, e para que não fiquemos apenas morrendo de inveja, vamos assistir a dois vídeos maravilhosos desses artistas geniais, que se apresentam em São Paulo: Vesselina (Kavatine Rosina) e Dimos (Sonata for violoncello picollo). Para uma véspera de sexta-feira da Paixão, é um bom começo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário