terça-feira, 16 de abril de 2013

Formação musical que vem da Venezuela é bom exemplo

Maestro Gustavo Dudamel e a jovem Orquestra Simon Bolívar
Hamilton de Holanda no encontro histórico com Ensamble Gurrufío
Boa notícia no universo cultural, principalmente na galáxia da música e beneficiando o planeta Distrito Federal, é motivo pra muita comemoração da nossa parte. Vamos ter que aguardar a decisão acontecer na prática, é verdade, mas o fato de ter sido assinado um decreto e determinado que o ensino público de Brasília passe a contar com ensino musical regular, já a partir do próximo semestre, é sim um bom começo.
A decisão foi tomada pelo governador Agnelo Queiroz esta semana, tendo como inspiração o consagrado El Sistema, que há 40 anos é o principal instrumento de inserção social na Venezuela. Ao lado do governador, estava o criador desse programa, o maestro José Antonio Abreu e integrantes da jovem e bela Orquestra Simon Bolívar (veja vídeo abaixo), que tem como diretor musical, ninguém menos que o extraordinário maestro Gustavo Dudamel - também diretor da Filarmônica de Los Angeles e, eventualmente, maestro de algumas da mais prestigiadas orquestras do mundo.
A estimativa é de que 44 mil alunos passarão a contar com aulas de música a partir do próximo semestre, devendo esse número ser ampliado para 130 mil no início de 2014. O governo local tem agora a tarefa de adquirir instrumentos musicais e treinar professores. Para os alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, as aulas deverão ser ministradas pelos professores de arte. Já os alunos que se encontram na educação infantil e nos anos iniciais do ensino médio, a formação ficará a cargo de professores pedagogos.
El Sistema começou a funcionar na Venezuela em 1975, quando José Antonio Abreu ergueu a batuta para criar orquestras que pudessem servir de espaço musical a jovens estudantes. Hoje, El Sistema tem 24 orquestras estaduais, 185 sinfônicas jovens e 350 mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.
Não é por acaso que a Venezuela tem um grupo musical do porte do Ensamble Gurrufío, que existe há quase 30 anos e, em 2008, gravou, em Caracas, um disco maravilhoso com Hamilton de Holanda. A Venezuela tradicionalmente aposta na formação musical dos jovens, investe em novos talentos e tem conseguido manter esse padrão de formação mesmo em meio às intempéries políticas de todos os matizes.
É um passo importante, embora seja apenas o primeiro, esse que Brasília dá na direção de investir mais na formação musical dos jovens. Vamos acompanhar, estimular, cobrar e torcer para que projeto dê certo.
Enquanto isso, ouvir uma boa música é sempre boa pedida.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário