domingo, 6 de outubro de 2013

Quinto Relatório aumenta preocupação com aquecimento global



É “extremamente provável” que a influência da atividade humana seja a principal causa do aquecimento global observado desde a metade do século passado. O relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climática, conhecido pela sigla em inglês IPCC, divulgado na semana passada, passou a ter 95% de certeza, contra 90% do relatório anterior, divulgado em 2007, e que já considerava “muito provável” a responsabilidade do homem.
Esse é o quinto relatório produzido pelo IPCC, com a participação de 24 pesquisadores brasileiros, dez a mais que na confecção do relatório anterior. Outra novidade do lado de cá é que o Brasil iniciou este ano o funcionamento do seu modelo global, que exige o uso de supercomputadores, e os resultados preliminares foram levados em consideração no Quinto Relatório.
A previsão de aquecimento global continua assustadora, sendo a principal causa o aumento da emissão de gases do efeito estufa, principalmente CO2. Se nenhuma providência séria for tomada para reverter esse quadro, a previsão é de que o clima possa sofrer um aquecimento de 5ºC até o final deste século.


O IPCC também revisou para cima as previsões de aumento do nível das águas dos oceanos, ficando entre 26 e 55 cm, na melhor das hipóteses, e entre 45 e 82 cm, na pior estimativa, no decorrer do século 21. O gelo do Ártico poderá diminuir até 94% durante o verão local. Essa mudança climática afetará também os processos do ciclo do carbono, dando mais impulso ao aumento de CO2 na atmosfera e, por consequência, a acidificação dos oceanos, que já absorveram 30% das emissões geradas pela atividade humana.
A situação é preocupante e triste ao mesmo tempo. Parece que a humanidade não está nem aí para as consequências do tipo de desenvolvimento pelo qual fizemos a opção. E continuamos apostando nesse caminho que, parece, não tem volta. A esperança, daqui pra frente, estará sobremaneira depositada na Conferência da ONU, marcada para o ano de 2015, em Paris, quando se buscará um acordo para solução desse gigantesco problema. Discussão essa que será toda baseada no Quinto Relatório e o que virá depois dele até o final de 2014.
Vamos todos a Paris fazer uma grande manifestação na Champs-Élysées, antes que o Rio de Janeiro vire uma cidade submersa.


Um comentário:

  1. Recebi o seguinte comentário do amigo Jean-Marie:

    "Se continuar dessa forma é provável que muitas coisas vão piorar. É difícil saber qual é a parte de ciclos climáticos e a parte da humanidade, mas o fato é: para ir diminuindo só se tiver esfriamento da terra ou se globalmente nós ficarmos conscientes da nossa responsabilidade, individualmente, também. Uma das principais ameaças é o descongelamento da Sibéria e outras terras congeladas, liberando bilhões de toneladas de gás metano."

    ResponderExcluir