segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dia Nacional do Samba sai do eixo Rio-Bahia


 Ari Barroso, mineiro e genial compositor de Aquarela do Brasil, foi conhecer a Bahia somente depois de ter feito o samba Na Baixa do Sapateiro. O dia? Era 2 de dezembro do ano de 1940. E, por isso mesmo, essa data acabaria se tornando o dia nacional para as comemorações do samba. Era comum essa comemoração ficar restrita a Salvador e Rio de Janeiro. Hoje, não. Ela se espalha pelo Brasil inteiro, assim como a paixão pelo samba.
O samba cresceu e se desenvolveu até mesmo em São Paulo, onde poucos acreditavam que isso viria a acontecer. Vinícius de Morais chegou a dizer que São Paulo era o túmulo do samba. O poetinha dessa vez errou – e feio. Graças à população negra do Largo da Banana, na Barra Funda, o samba começou a fincar suas raízes, que frutificariam na Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Das comunidades do Bixiga, os cordões carnavalescos fariam nascer a escola Vai-Vai. Isso tudo entremeado pelo talento de compositores como Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa (sobre os dois, já escrevi aqui).
Belo Horizonte botou pra quebrar neste fim de semana, durante as comemorações do Dia Nacional do Samba, antecipadas para o domingo. É a segunda vez que a capital mineira entra no circuito das comemorações dessa data. E quem comandou a festa foi a mineira Aline Calixto, com seu bonito samba Flor Morena, apoiada pela participação da Escola de Samba da Portela. A cantora disse que Belo Horizonte está provando que mineiro também tem samba no pé e cultiva essa tradição.
Tradição, aliás, que já está semeada pelo Brasil afora. Em Goiânia, capital de Goiás, Os Amigos do Samba, nas décadas de 1970 e 1980, constituíram um grupo respeitado em todo o Centro-Oeste. Em Brasília, graças à iniciativa da cantora Cris Pereira (foto abaixo) e do cantor Sérgio Magalhães, está ganhando corpo e tradição o evento chamado Plataforma do Samba, na plataforma da rodoviária do Plano Piloto, sempre a partir das 15h00. Grupos de samba e de pagode, na verdade, revezam-se pelo Norte, Nordeste e até pelos estados do sul do Brasil.


O Dia do Samba está se tornando, realmente, Nacional. Talvez, esteja faltando só um pouquinho mais de apoio e incentivo das autoridades públicas. Quem sabe, num futuro bem próximo, o Ministério da Cultura não crie um projeto capaz de semear ainda mais essa semente, que começou no Rio e na Bahia?
Eu deixo a minha contribuição com a paródia abaixo. Em seguida, os vídeos trazendo a mineira Aline Calixto, cantando sua Flor Morena; o baiano Dorival Caymmi, cantando Baixa do Sapateiro, do mineiro Ari Barroso; e o carioca Chico Buarque, cantando o samba Quando Eu For Eu Vou Sem Pena, do paulista Paulo Vanzolini.
Leia mais sobre o samba aqui.

Paródia do Samba
José Carlos Camapum Barroso

Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça
Ou tem bicho-de-pé

Tem um nó na cintura
Ferradura no pé
Vive de armadura
Pra proteger a mulher

Não nasceu com o samba
Ou então não nasceu
E na batida do samba
Escorregou e morreu

Dia 2 de dezembro
Do samba é o dia
E do Rio à Bahia
Há um Belo Horizonte

Ainda tem um São Paulo
Com o samba-faceiro
E o samba-marcado
De um Brasil brasileiro
Quem nasceu com o samba
Bom sujeito é que é
Tem cabeça de bamba
E feitiço no pé

Tem cabeça de bamba
E feitiço no pé...





2 comentários:

  1. Faltou dizer que em Goiás também se cultiva o samba, e com muito amor, basta ouvir Grace Carvalho, Camilla Faustina, Heróis do botequim e tanta tana gente boa a mais. De qualquer forma, mais um texto interessante e de homenagem à música brasileira. Valeu, mestre José Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goiás foi citado pelos Amigos do Samba, que abriram espaço para essa gente nova. Realmente, tem bons nome no samba goiano e os citados são alguns deles. Abraço e, mais uma vez, obrigado pela participação.

      Excluir