terça-feira, 3 de março de 2015

Arte de Emília Ulhoa ganha dimensão nas redes sociais


Emília Ulhoa é uma das mais significativas revelações do universo das artes plásticas brasileira. Antropóloga e grande amiga, Emília é uma doce figura, lá das bandas de Paracatu (MG), terra fértil em artistas e intelectuais. Já escrevi aqui no blog sobre os trabalhos da Emília. Isso tem menos de um ano, mas, de lá pra cá, graças aos tempos modernos das convivências virtuais e da  comunicação on line, os desenhos da artista passaram a circular livremente, e estão se tornando conhecidos para um público bem mais numeroso do que os privilegiados amigos dela.

Emília tem postado desenhos lindíssimos no Facebook, como se fossem Aquarelas da era digital. Seu trabalho mostra rara sensibilidade, com temas variados e sempre muito bem focados na cultura brasileira. Desenhos que captam cenas da nossa fauna e flora, valorizando nosso povo de forma sempre engajada, mas sem perder a ternura, jamais.
As mulheres, as paisagens nacionais do litoral e do interior chamaram minha atenção para o fato de que o traço de Emília está amadurecendo e tornando-se universal, de uma profundida surpreendente. Os comentários dos internautas lá no Facebook dão uma justa dimensão da capacidade de aceitação desses trabalhos.
Recolhi do álbum de fotos da página de Emília algumas dezenas de desenhos. Montei um vídeo e gravei nele um texto na esperança de captar as entrelinhas desse belo trabalho. Não sei se consegui, mas os amigos do ZecaBlog podem ajudar nessa agradável tarefa.
Parabéns, Emília, seu trabalho está cada dia melhor e mais denso.

2 comentários:

  1. A valsa de Zequinha de Abreu, na sua plenitude lírica, dialoga em harmonia com a voz e o texto carinhoso de José Carlos, que se debruça amorosamente sobre a pintura de Emília, entrevendo as paisagens suaves e vibrantes do cerrado e das matas de outrora, as figuras femininas recatadas e docemente sensuais, emergentes das novas cidades pontilhadas de edifícios ensolarados e policromáticos. Toda paisagem de Emília descortina a sua alma aberta para o mundo e para as luzes que muitos insistem em apagar, mas que a artista eleva para os céus, no intuito de iluminar os horizontes humanos. Parabéns, Emília! Saravá, José, meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itaney, é realmente muito bonito esse universo do desenho da Emília. Você observou bem: as figuras femininas recatadas e docemente sensuais. É isso aí. Abraço.

      Excluir