sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Academia tornará imortal o poeta Itaney Campos


A Academia Goiana de Letras (AGL) reconheceu, finalmente, o valor no campo literário que tem o desembargador, poeta e escritor Itaney Francisco Campos, que, em meio a uma infinidade de referências tem a de ser natural de Uruaçu (GO), aquela cidade cortada pelas águas do córrego Machambombo e à beira do Lago Serra da Mesa. A AGL elegeu, por votação expressiva, o nosso mestre Itaney para ser mais um membro da Academia.
Itaney é autor de várias obras de cunho jurídico, histórico, literário e mais acentuadamente poético. Sua veia poética fala mais alto do que todo o talento e conhecimento que esbanja no universo jurídico e mesmo em suas pinceladas sobre História de Uruaçu e de Goiás.
Este ZecaBlog tem a presença do mestre Itaney desde sua origem até os dias de hoje, passando por vários posts ao longo dessa caminhada que já passou de cinco anos. A primeira publicação foi com a bela poesia Áspera Flor (para ler, clique aqui), com versos que passeiam pelo universo jurídico sem perder a leveza e a ternura dos poetas, jamais.


Ao agradecer a escolha, Itaney lembrou que sempre procurou conciliar os afazeres jurídicos "com o meu lado literário mais pulsante, e a produção da escrita acaba tomando as duas áreas”. Ele já integra a União Brasileira dos Escritores Goianos, a Academia Goiana de Direito e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
Um dos momentos marcantes de sua carreira literária foi quando escreveu o poema Um Homem Quando Mata (clique aqui). Recebeu uma carta-comentário de uma mãe, que teve seu filho brutalmente assassinado, por motivos banais, e sentiu-se confortada pelos versos do poeta. O poema e a carta tiveram forte repercussão e foram analisados e comentados, em entrevista, pelo também poeta, escritor e psicanalista Ítalo Campos (clique aqui).
A posse de Itaney Francisco Campos para ocupar a cadeira de número 37 da AGL, cujo patrono é Crispiniano Tavares, está marcada para o dia 24 de novembro, às 17 horas, em Goiânia.
Palmas para a Academia Goiana de Letras por essa escolha tão sábia e merecida! O professor e Mestre Itaney vai engradecer ainda mais o saber literário, os debates acadêmicos e os projetos culturais e artísticos da AGL. Sentimo-nos, todos, uruaçuenses, goianos, poetas, juristas, blogueiros, escritores, plenamente homenageados com essa escolha. A cultura agradece.

Ao mestre, com carinho
José Carlos Camapum Barroso

Ao mestre, uma flor
Despida de espinhos
Recortada por versos,
Tirados do livrinho
Onde nos ensinou
A arte de aprender:
A soletrar palavras,
A redigir frases,
Compor as ideias
E traçar os ideais.

Ao mestre, teremos
Sempre, palavra nova,
Guardada com carinho
No canto da sala,
No teto da escola,
À beira do caminho
Aberto na imensidão...
Palavra de puro afeto
Agradecimento total
A quem nos deu luz:
Mestre, poeta, imortal!


Um comentário:

  1. Adorei a postagem. Elogia mais o cronista blogueiro do que o homenageado. Revela a generosidade, a amizade incondicional e o lado lírico do cronista e poeta Zeca Barroso. Grande José, você é imortal em nossos corações! Sua escrita é um sol pra minha alma!

    ResponderExcluir